Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Regina Lúcia Gomes Souza e | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Letícia Moreira de | - |
dc.creator | Oliveira, Letícia Moreira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-29T18:40:49Z | - |
dc.date.available | 2018-08-29T18:40:49Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-29 | - |
dc.date.submitted | 2017-03-30 | - |
dc.identifier.issn | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27137 | - |
dc.description.abstract | Dois fenômenos recentes do cinema hollywoodiano vêm suscitando discussões entre o
público e o assunto principal se refere ao feminismo e às representações das mulheres nesses
filmes. Dentre várias refilmagens de clássicos de outras décadas, Mad Max: Estrada da Fúria
(2015) e Caça-Fantasmas (2016) se destacaram por conta do protagonismo feminino e da
repercussão entre os espectadores. Esta monografia pretende identificar quais os valores e
sentidos sobre o feminismo socialmente compartilhados pelos sujeitos a partir da análise de
discursos valorativos elaborados sobre esses dois filmes, por autores brasileiros, disponíveis
em dispositivos digitais. Os discursos foram selecionados a partir da identificação da temática
feminista em sua estrutura e a análise empreendida parte da união dos caminhos
metodológicos e contribuições da Análise do Discurso com o horizonte dos estudos
contextualistas da recepção. É também objetivo deste trabalho entender as relações que esses
sujeitos estabelecem entre questões feministas e elementos dos filmes. A hipótese inicial foi
de que o protagonismo feminino era decisivo para tal concepção e, ao final, percebeu-se
também, a partir dos enunciados, que questões tais como as particularidades dos sujeitos
sociais são essenciais nos posicionamentos argumentativos. O corpus de análise é composto
por dez produções textuais, sendo cinco referente a cada obra. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Cinema Blockbuster | pt_BR |
dc.subject | Recepção | pt_BR |
dc.subject | Mad Max | pt_BR |
dc.subject | Estrada da fúria | pt_BR |
dc.subject | Caça-fantasmas | pt_BR |
dc.subject | Reboot | pt_BR |
dc.title | O protagonismo feminino no cinema Blockbuster: discursos valorativos sobre o feminismo em Mad Max: estrada da fúria e caça-fantasmas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Natansohn, Leonor Graciela | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Amanda Aouad | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)
|