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dc.contributor.advisorMcCallum, Cecilia Anne-
dc.contributor.authorDejo, Vania Nora Bustamante-
dc.creatorDejo, Vania Nora Bustamante-
dc.date.accessioned2018-08-27T12:31:38Z-
dc.date.available2018-08-27T12:31:38Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27087-
dc.description.abstractTendo como objetivo contribuir para a discussão conceitual sobre o cuidado, desenvolvemos uma pesquisa etnográfica em um bairro popular de Salvador. Entre 2003 e 2007 realizamos observação participante e conduzimos entrevistas com moradores e com membros de várias instituições e espaços religiosos que atendem às crianças do bairro. Com base em uma revisão crítica da literatura sobre o cuidado, formulou-se um conceito de cuidado informado pela análise etnográfica: o mesmo é entendido como construção de projetos de pessoa, através de práticas cotidianas que se dão em um contexto de relações de poder. Os cuidadores de crianças foram agrupados em três categorias: cuidadores internos (os parentes ou pessoas mais próximas da criança); cuidadores externos (profissionais de saúde e educação que trabalham em instituições governamentais) e cuidadores intermédios (pessoas com escassa formação que trabalham em instituições organizadas por moradores do bairro). No que diz respeito aos cuidadores internos, mostramos que o cuidado infantil se constrói inicialmente no espaço do parentesco, onde são centrais as relações de “sangue” e de “consideração”. A coexistência de processos que individuam e processos que relacionam foi descrita ao se analisar a relação de interdependência entre a casa e a configuração de casas. Esta coexistência é central para os cuidadores internos. Eles constroem o cuidado a partir do trabalho com a materialidade do corpo - que deve ficar limpo, arrumado e contido -, e a análise etnográfica mostra que isto se relaciona com “dominar a natureza”, uma expressão cujas implicações são problematizadas ao longo da tese. A análise de diferentes momentos do trabalho com a materialidade mostra que este faz parte de um projeto total de pessoa. O cuidado infantil envolvendo cuidadores das três categorias é examinado seguindo-se a linha do desenvolvimento infantil. Assim, primeiro analisamos o cuidado de mulheres grávidas e bebês, depois o cuidado de crianças que freqüentam a creche e, finalmente, o cuidado de crianças que estão matriculadas na escola. Ao analisar como se dá o cuidado entre cuidadores externos, descrevemos a ênfase no planejamento, como indicador de um bom trabalho profissional, argumentando que freqüentemente isto é expressão de projetos parciais de pessoa. Por outro lado, descrevemos como os cuidadores intermédios, especialmente os da creche, constroem suas práticas, identificando-se em parte com os cuidadores internos e em parte com os externos. Na Conclusão discutimos as contribuições desta pesquisa à antropologia - em temas como parentesco e construção da pessoa - e as implicações e relevância do conceito de cuidado aqui proposto para a discussão sobre promoção da saúde.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcuidadopt_BR
dc.subjectparentescopt_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjectpessoapt_BR
dc.subjectcriançaspt_BR
dc.titleCuidado infantil e construção social da pessoa: uma etnografia em um bairro popular de Salvador.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAquino, Estela Maria Motta Lima Leão de-
dc.contributor.refereesAyres, José Ricardo de Carvalho Mesquita-
dc.contributor.refereesRabelo, Míriam Cristina Marcílio-
dc.contributor.refereesScott, Russell Parry-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
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