Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27035
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Moodle para idosos: uma proposta de adequação e avaliação a partir da WCAG 2.0
Autor(es): Menezes, Luana da Conceição
Autor(es): Menezes, Luana da Conceição
Abstract: A maioria dos idosos apresentam declínios de ordem sensorial, cognitiva e física devido ao processo de envelhecimento. Devido a esses declínios uma atenção especial deve ser dada a esse grupo de pessoas, inclusive quando se trata de internet e tecnologias digitais. Dentre as tecnologias digitais para educação, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), plataformas de ensino com uso crescente para todos os tipos de curso e público, devem estar adequados às características e necessidades dos diferentes perfis de sujeitos, inclusive os sujeitos idosos. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo de desenvolver e avaliar uma proposta de redesign de interação de um curso em um AVA, adequando-o às diretrizes e recomendações WCAG 2.0 da W3C para os idosos, com a intenção de melhorar a o seu uso pelo usuário idoso. A utilização dessas diretrizes e recomendações, além de tornar o sistema acessível e de fácil uso pelos idosos, permite que eles acreditem em sua capacidade de aprendizado e aumente a sua autonomia facilitando o acesso a novos conhecimentos.
Palavras-chave: Idosos
Moodle
Acessibilidade
Diretrizes
Design
Interação
CNPq: Ciência da Computação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27035
Data do documento: 22-Ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Sistemas de Informação (IC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LUANA_DA_CONCEICAO_MENEZES.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.