Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26980
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.authorBraga, Simone Marques-
dc.creatorBraga, Simone Marques-
dc.date.accessioned2018-08-20T12:36:15Z-
dc.date.available2018-08-20T12:36:15Z-
dc.date.issued2018-08-20-
dc.date.submitted2014-03-14-
dc.identifier.othertese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26980-
dc.description.abstractCom a aprovação da Lei n. 11.769/2008, que estabelece a obrigatoriedade do conteúdo música na Educação Básica, muitos questionamentos emergem, sobretudo, os que dizem respeito à formação inicial voltada para este espaço, visto que a lacuna das políticas públicas brasileiras influenciou no distanciamento dos profissionais da área com este campo de atuação, ao refletir em iniciativas reduzidas do ensino musical escolar e na falta de propostas e práticas musicais sistematizadas para o seu ensino. Conhecer esta trajetória histórica facilita compreender a inexistência de uma tradição em se ensinar música na escola que reflete na formação inicial dirigida para este espaço, em consonância com a realidade das escolas brasileiras. Sobre esta realidade, que vai desde a estrutura física ao número excessivo de estudantes em sala de aula, o uso da voz cantada, através do canto coral, torna-se uma possibilidade para a prática musical escolar por viabilizar a participação de todos os discentes, ao promover a vivência e a experimentação simultânea de todos. Neste sentido, componentes curriculares de caráter prático musical, pertencentes à matriz curricular dos cursos de licenciatura em música, que tem a voz cantada como principal foco, poderão contribuir com o desenvolvimento de habilidades docentes para a utilização do canto coletivo e da performance escolar. Contudo, é oportuno questionar se os conteúdos desenvolvidos nestes componentes se relacionam com o trabalho a ser desenvolvido por um professor de música na Educação Básica. Com o objetivo de verificar esta relação nos três cursos de licenciatura em música da cidade de Salvador, através de uma abordagem qualitativa, foram entrevistados três professores universitários, responsáveis por estes componentes, três egressos destes cursos, atuantes como professores de música na Educação Básica local, além de analisadas performances vocais produzidas nos respectivos cursos e nas escolas básicas, resultantes da atuaçãodos egressos entrevistados. A base para a análise dos dados coletados foi a concepção de formação inicial defendida por Pérez Gómez (1995). Como resultado, nota-se a importância dos componentes curriculares investigados para o desenvolvimento da formação musical dos futuros professores, as possibilidades para a articulação entre saberes performáticos com saberes musicais, como também oportunidades que não estão sendo exploradas para este fim.pt_BR
dc.description.abstractWith the approval of Law nº 11.769/2008, which obliges the music content in basic education, many questions emerge, especially those relating to initial training geared towards this space, since the gap of Brazilian public policies influence the detachment of professionals with this playing field, reflecting reduced initiatives in the school musical education and lack of proposals and musical practices systematized for your education. Knowing this historical trajectory facilitates understanding the lack of a tradition to teach music in school that reflects the initial training geared for this space, in line with the reality of Brazilian schools. About this reality, ranging from the physical structure to the excessive number of students in the classroom, the use of the singing voice through choral singing, becomes a possibility for the school musical practice by enabling the participation of all students, to promote the survival and simultaneous testing of all. In this sense, curriculum components of music belonging to the curriculum of the degree courses in music practical character, which has the singing voice as the main focus, may contribute to the development of teaching skills for the use of the collective singing and school performance. However, it is appropriate to question whether the contents developed these components relate to the work being performed by a music teacher in Primary Education. In order to check this relation in the three undergraduate degrees in music from Salvador, through a qualitative approach, three university teachers responsible for these components, three graduates of these courses, respondents were acting as music teachers in local primary and secondary education , and analyzed vocal performances produced on their courses and basic, resulting atuaçãodos schools graduates interviewed. The basis for the data analysis was the design of initial training advocated by Pérez Gómez (1995). As a result, there is the importance of curriculum components investigated for the development of musical training of future teachers, the possibilities for coordination between performative knowledge with musical knowledge, as well as opportunities that are not being exploited for this purpose.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCanto coralpt_BR
dc.subjectMúsica - instrução e ensinopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titleCanto coral e performance vocal: contribuições para a formação inicial dirigida a educação básicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAssis, Alessandra-
dc.contributor.refereesNunes, Helena-
dc.contributor.refereesBrandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.refereesFigueiredo, Sergio-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes (Música)pt_BR
Aparece en las colecciones: Tese (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Canto Coral e Performance Vocal.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.