https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26979
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fernandes, Ana Maria | - |
dc.contributor.author | Britto, Mel Travassos de | - |
dc.creator | Britto, Mel Travassos de | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-17T17:17:24Z | - |
dc.date.available | 2018-08-17T17:17:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-17 | - |
dc.date.submitted | 2012-10-25 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26979 | - |
dc.description.abstract | Pressupondo a cidade como uma produção social e assumindo que existe uma exclusão urbana da infância - fruto do seu não reconhecimento como uma categoria sóciogeracional autônoma - o que pretendemos com este trabalho é discutir o espaço da criança em nossa sociedade e de que forma a percepção que a criança tem de que a cidade não lhe pertence ou que esse espaço lhe é negado, irá moldar-lhe a qualidade da relação com a sociedade e essa relação irá, por sua vez, influenciar as ações da criança no ambiente urbano. Nosso estudo destaca ainda que a usurpação deste espaço físico e social que é a cidade subtrai da criança a possibilidade de modificar, criar e representar o que a rodeia, através de experiências práticas, lúdicas, sensoriais e cognitivas que por não serem vivenciadas com liberdade na infância comprometem significativamente a formação e desenvolvimento da criança como homem-social. Com a intenção de enriquecer o debate e apresentar alternativa que minimize o estado de ausência de liberdade da criança na sua relação com a cidade em que reside – no caso, crianças moradoras das Comunidades do Alto de Ondina e Alto da Sereia, na Cidade de Salvador - buscamos aqui, identificar e criar mecanismos que possibilitem autonomia e participação da criança na vivência e construção da cidade. O primeiro passo é conseguir que a criança “entre” no ambiente urbano de forma livre, ou seja, rompendo os limites existentes. Estamos propondo objetivamente com nosso estudo uma alternativa prática em que a criança possa ter liberdade para ir além dos olhos dos pais e/ou responsáveis, que experimente com confiança e segurança as infinitas possibilidades que a cidade oferece. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Infância - Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Planejamento Urbano | pt_BR |
dc.subject | Sociologia urbana | pt_BR |
dc.subject | Urbanismo | pt_BR |
dc.subject | Comunidade do Alto de Ondina, Salvador, BA | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Alto da Sereia, Salvador, BA | pt_BR |
dc.title | Rua Lúdica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Pereira, Gabriela Leandro | - |
dc.contributor.referees | Corrêa, Eliane Lins | - |
dc.contributor.referees | Britto, Pedro Dultra | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.publisher.initials | FAUFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Arquitetura (Faculdade de Arquitetura) |
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