Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26940
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Rat infestation associated with environmental deficiencies in an urban slum community with high risk of leptospirosis transmission.
Autor(es): Santos, Norlan de Jesus
Sousa, Erica
Reis, Mitermayer G.
Ko, Albert I.
Costa, Federico
Autor(es): Santos, Norlan de Jesus
Sousa, Erica
Reis, Mitermayer G.
Ko, Albert I.
Costa, Federico
Abstract: O estudo analisou fatores ambientais que facilitam a presença de alimento, água e abrigo para roedores e risco de infestação por roedores numa comunidade com alto risco de transmissão da leptospirose. Foram realizados inquéritos ambientais detalhados em 221 domicílios. Modelos de regressão multivariada avaliaram a associação entre infestação por roedores e nível socioeconômico e atributos ambientais obtidos através de inquéritos com Sistemas de Informação Geográfica. O estudo mostrou uma taxa global de 45,9% de infestação domiciliar. Sinais de Rattus norvegicus eram os mais prevalentes, presentes em 74% dos domicílios infestados. O risco de infestação por roedores esteve associado a fatores ambientais que forneciam abrigo aos ratos, tais como cercas e muros dilapidados (OR: 8,95; IC95%: 2,42-33,12) e domicílios construídos diretamente sobre encostas (OR: 4,68; IC95%: 2,23-9,81). Cada incremento de um metro de distância a partir do esgoto mais próximo esteve associado a uma diminuição de 3% (IC95%: 1%-5%) no risco de infestação por roedores. A falta de saneamento básico nos locais de moradia das famílias pobres facilita a infestação por ratos e é alvo prioritário para intervenções educativas.
Palavras-chave: Rodentia
Leptospirosis
Poverty Areas
Roedores
Leptospirose
Leptospirose
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Fiocruz
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26940
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Norlan de J. Santos. et al 2017.pdf7,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.