Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26869
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Rádio escolar: Uma ferramenta pedagógica para os estudantes
Autor(es): Ferreira, Tatyane Ribeiro,
Autor(es): Ferreira, Tatyane Ribeiro,
Abstract: O presente trabalho monográfico objetivou analisar o processo de instalação e da utilização da emissora de rádio como recurso didático-pedagógico no Colégio Estadual Governador Roberto Santos e investigar se e como ocorre o processo de construção da aprendizagem e da cidadania por parte dos estudantes, bem como identificar os elementos presentes, como roteiro, pautas, escolha das músicas, presentes na rádio no Colégio Estadual Governador Roberto Santos e em mais duas unidades de ensino de Salvador, a fim de viabilizarem a aprendizagem dos estudantes; investigar se os professores estão mediando e elencando os conteúdos didáticos com os textos radiofônicos produzidos pelos estudantes, a ponto de eles serem um norte na veiculação dos programas da rádio; e analisar a relação entre educadores e alunos a partir do contato com a rádio inserido no espaço escolar. O lócus da pesquisa foi o espaço da Rádio Web Juventude CEGRS e as pessoas que participam do projeto desse meio de comunicação. Para tanto, a metodologia adotada foi a pesquisa de campo e o instrumento aplicado foi o questionário junto aos alunos egressos, estudantes atuais e professores. A partir da análise de dados foi possível perceber os benefícios do uso da rádio no espaço educativo para a aprendizagem dos estudantes. Com base nos relatos dos discentes atuais e exalunos da instituição pesquisada, observou-se que o contato com linguagem radiofônica levou esses jovens a melhorarem a comunicação verbal e a superarem a timidez. Isto porque, a rádio escolar promove um ensino inovador e dinâmico, tornando a escola um espaço mais atrativo e conectado com as novas tendências da sociedade contemporânea. Em suma, por meio de todo estudo realizado e dos resultados apresentados neste trabalho foi possível ratificar que a rádio escolar pode contribuir para a produção de novos conhecimentos e para o exercício da cidadania por parte dos educandos.
Palavras-chave: Rádio escolar
Cidadania
Aprendizagem
Estudantes e professores
CNPq: Comunicação
País: brasil
Sigla da Instituição: Facom
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26869
Data do documento: 7-Ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL DA MONOGRAFIA SOBRE RÁDIO ESCOLAR.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.