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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.contributor.authorMelo, Daniel Reis Armond de-
dc.contributor.authorSouza-Silva, Jader Cristino de-
dc.contributor.authorCerquinho, Kleomara Gomes-
dc.creatorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.creatorMelo, Daniel Reis Armond de-
dc.creatorSouza-Silva, Jader Cristino de-
dc.creatorCerquinho, Kleomara Gomes-
dc.date.accessioned2018-08-06T17:38:35Z-
dc.date.available2018-08-06T17:38:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1984-6142-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26860-
dc.description.abstractTem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUSPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.5700/rausp1103pt_BR
dc.subjectAssédio moralpt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectMercantilização do ensino superiorpt_BR
dc.titlePor que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em administração sobre o assédio moralpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberv. 48, n. 3, p. 516-529pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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Por que ocorre Como lidar A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral.pdf436,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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