Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26831
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Produção de conhecimentos, ação política e equidade: contribuições do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS).
Autor(es): Medina, Maria Guadalupe
Paim, Jairnilson Silva
Autor(es): Medina, Maria Guadalupe
Paim, Jairnilson Silva
Abstract: O enfrentamento das desigualdades é uma questão de extrema complexidade e avanços na situação de saúde das populações não necessariamente vêm acompanhadas de redução das iniquidades. Este artigo apresenta a conceção e descreve a experiência de construção do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS), ao tempo que busca discutir até que ponto o OAPS se constitui em uma ferramenta capaz de contribuir com a adoção da perspetiva da equidade na formulação e implementação das políticas e da pesquisa em saúde no Brasil. Apresentase uma breve contextualização das desigualdades em saúde no Brasil; descreve-se as origens, fundamentos e arquitetura do OAPS dialogando com alguns referenciais teóricos da ação social e de políticas de saúde; e argumenta-se que o OAPS se constitui em uma ferramenta potente para lidar com as questões de pesquisa, com a prática da investigação, com a difusão de resultados, com a análise política em saúde e com o estudo de políticas de saúde, tendo como foco a equidade.
Palavras-chave: Equidade em saúde
Política
Pesquisa em Sistemas de Saúde Pública
Observatórios nacionais de saúde
Brasil
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26831
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Guadalupe. 2017.pdf845,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.