Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.contributor.authorMelo, Daniel Reis Armond de-
dc.contributor.authorSouza-Silva, Jader Cristiano de-
dc.contributor.authorNéris, Jorge Santos-
dc.creatorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.creatorMelo, Daniel Reis Armond de-
dc.creatorSouza-Silva, Jader Cristiano de-
dc.creatorNéris, Jorge Santos-
dc.date.accessioned2018-08-02T20:00:12Z-
dc.date.available2018-08-02T20:00:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn2177-8736-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26823-
dc.description.abstractO objetivo geral deste artigo é contribuir para uma melhor compreensão do constructo assédio moral na relação aluno-professor. Tal conceito, de cunho geral, leva ao questionamento de como esse constructo é compreendido por professores universitários que o vivenciam em suas práticas de trabalho. No sentido de responder ao questionamento, foram realizadas 42 entrevistas com docentes universitários. Os dados coletados foram tabulados e organizados por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados indicam seis discursos coletivos, que têm como ideias-chave: constrangimento ao professor, pressão para obter vantagens, falta de respeito, condutas difamatórias recorrentes, obstáculos ao propósito da docência e ameaça à integridade moral e física. O aprofundamento do entendimento do assédio moral na relação aluno-professor é relevante, pois contribui para uma maior consciência e reflexão sobre comportamentos destrutivos que não são mais aceitáveis no estágio evolutivo da sociedade moderna e, sobretudo, que ainda ocorrem em um grupo social no qual se propõe precipuamente formar cidadãos socialmente responsáveis e moralmente íntegros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUSPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.revistas.usp.br/rege/article/view/99946pt_BR
dc.subjectAssédio moralpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectRelação aluno-professorpt_BR
dc.subjectDiscurso do sujeito coletivopt_BR
dc.titleO constructo assédio moral na relação aluno-professor na perspectiva de professores universitáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberv. 21, n. 3, p. 415-432pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Constructo Assédio Moral na Relação Aluno-Professor na Perspectiva de Professores Universitários.pdf469,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.