Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26812
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O alinhamento entre as estratégias da organização hospitalar e as estratégias da tecnologia da informação
Autor(es): Cerqueira, Pedro Augusto Bittencourt
Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
Autor(es): Cerqueira, Pedro Augusto Bittencourt
Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
Abstract: A necessidade e da importância do alinhamento estratégico entre a gestão da organização e a gestão da tecnologia da informação e a realização de vários estudos sobre o tema não impedem a existência de lacunas teóricas e distâncias reais entre as teorias e as práticas das organizações em geral e especificamente das organizações hospitalares. Esse alinhamento é especialmente estratégico para as organizações hospitalares, em função de sua complexidade e das condições socioeconômicas e competitividade que enfrentam. Esse artigo se desenvolve nos campos da estratégia e dos estudos organizacionais, tendo como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o alinhamento entre as estratégias das organizações hospitalares e as estratégias da tecnologia da informação, no que se refere particularmente aos hospitais particulares de porte médio, grande e especial de Salvador, Bahia. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva sob o método do levantamento (survey). Com base nessa pesquisa constata-se um certo alinhamento entre as estratégias das organizações hospitalares abordadas e as estratégias da tecnologia da informação e, em adendo, a necessidade de realização de novos estudos sobre o tema.
Palavras-chave: Alinhamento estratégico
Organização hospitalar
Estratégias da tecnologia da informação
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: ANPAD
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26812
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Alinhamento entre as Estratégias da Organização Hospitalar e as Estratégias da Tecnologia da Informação.pdf168,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.