Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, André Luís de Castro Moura-
dc.contributor.authorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.creatorDuarte, André Luís de Castro Moura-
dc.creatorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.date.accessioned2018-08-01T20:10:30Z-
dc.date.available2018-08-01T20:10:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26773-
dc.description.abstractO caso de ensino apresenta o dilema de diversas instituições de ensino superior presentes no Brasil na tentativa de criar um diferencial competitivo. No caso do UniItalo, apesar do crescimento, a instituição apresentava grandes desafios, além do aumento da competitividade do setor e da presença de grandes players, havia a suspeita de que o crescimento acelerado poderia estar trazendo prejuízos com relação à qualidade dos alunos e do aprendizado. O desenrolar do caso evidencia os esforços da instituição na busca por indicadores capazes de analisar a qualidade do ensino, em suas várias vertentes, não somente com relação à satisfação do aluno, mas também com relação ao nível de aprendizado dos alunos. Porém, muitas dúvidas ainda pairam no ar e os desafios da área acadêmica para responder aos questionamentos dos dirigentes são muitos. O caso permite explorar discussões pertinentes à Gestão Estratégica de uma Instituição de Ensino (posicionamento competitivo, busca por diferenciais, análises das 5 forças e SWOT [strengths, weaknesses, opportunities and threats]); à Gestão Educacional de uma Instituição de Ensino Superior (como avaliar e alcançar qualidade superior, avaliar satisfação versus aprendizado, escolha da abordagem teórica acerca da avaliação); e à Gestão da Qualidade em Serviços (conceito de qualidade em serviços, percepção da qualidade, quando e onde avaliar – antes, durante ou depois do processo produtivo).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPADpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.spell.org.br/documentos/ver/32126/qualidade-e-estrategia-no-ensino-superior--o-caso-da-uniitalo/i/pt-brpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.titleQualidade e estratégia no ensino superior: o caso da UniItalopt_BR
dc.title.alternativeTecnologias de Administração e Contabilidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 4, n. 1, p. 71-91pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Qualidade e estratégia no ensino superior o caso da UniItalo.pdf498,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.