Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26728
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSeverino, José Roberto-
dc.contributor.authorMatos, Brenda da Costa-
dc.creatorMatos, Brenda da Costa-
dc.date.accessioned2018-07-30T17:05:07Z-
dc.date.available2018-07-30T17:05:07Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.date.submitted2018-07-20-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26728-
dc.description.abstractMuito se fala sobre futebol ser um esporte masculino, mas há muito isso não é tratado como uma verdade absoluta. As mulheres estão ganhando espaço tanto dentro quanto fora de campo, são comentaristas e juízas, são jogadoras e torcedoras. Este trabalho aborda não só o crescimento dessa torcida, mas também os problemas que ainda são enfrentados como a falta de opções de produtos femininos, assédio dentro dos estádios e os preconceitos sofridos em outros lugares. Para isso, foi feita uma pesquisa sobre o consumo de materiais esportivos por mulheres, análises de lojas online e também entrevistas com idealizadoras de campanhas no ciber-espaço. A conclusão é de que as empresas mantém uma visão tradicional e machista quando se trata da mulher torcedora, mas a internet tem sido uma forte aliada para a mudança desse cenário.pt_BR
dc.description.abstractMuch is said about soccer being a men's sport, but for a long time this is not treated as an absolute truth. Women are gaining space both on and off the field, they are commentators and judges, they are players and supporters. This work addresses not only the growth of this crowd, but also the problems that are still faced such as the lack of women's products options, harassment within the stadiums and prejudices elsewhere. For this, a research was done on the consumption of sports materials by women, reviews of online stores and also interviews with campaigners in cyberspace. The bottom line is that companies retain a traditional and macho view when it comes to female fans, but the internet has been a strong ally to change that scenario.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiberativismopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectTorcedoraspt_BR
dc.titleCom a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesLemos, André-
dc.contributor.refereesMoraes, Carolina-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
comabolatoda2018_brendamatos.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.