Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26723
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O baixo números de negros nos postos de narrador e comentarista de futebol na TV fechada brasileira
Autor(es): Miguez, Saulo Pinho
Autor(es): Miguez, Saulo Pinho
Abstract: Esta monografia tem como objetivo analisar a presença dos narradores e comentaristas negros de futebol dos canais de TV fechada ESPN, Sportv, Esporte Interativo e Fox Sports Brasil, todos especializados na cobertura esportiva. O trabalho busca confrontar o papel do negro na mídia, a forma como este segmento social vem sendo representado, assim como a falta de espaço concedido nos veículos de comunicação. O estudo traçou paralelos com levantamentos já realizados e constatou que há uma semelhança percentual no que diz respeito ao contingente de negros e negras nas bancadas televisivas. Esse número gira em torno de 4% e dialoga ainda com a situação de exclusão que vive a população afrodescendente no nosso país. Os negros, conforme também mostra este estudo, continuam sendo as principais vítimas de mortes violentas e são pior remunerados do que os brancos. O trabalho ainda apresenta um histórico do futebol no Brasil e de como o esporte, que a princípio foi dominado pela aristocracia branca do eixo Rio-São Paulo, gradativamente foi sendo ocupado por negros e estes se tornaram os principais ídolos dos nossos gramados. A pesquisa apresenta possíveis alternativas para se driblar o racismo na mídia e se chegar a uma equidade étnicoracial na imprensa.
Palavras-chave: Racismo
Futebol
Imprensa
Comentarista
Narrador
Esporte
TV fechada
Jornalismo esportivo
CNPq: COMUNICAÇÃO
País: brasil
Sigla da Instituição: Facom
metadata.dc.publisher.program: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26723
Data do documento: 30-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O baixo número de negros nos postos de narrador e comentarista de futebol na TV fechada brasileira.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.