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Tipo: Dissertação
Título: Exame de Suficiência Profissional como indicador da Qualidade da Educação Contábil: Analisando as características das IES e seus índices de aprovação.
Autor(es): Barroso, Deivson Vinicius
Autor(es): Barroso, Deivson Vinicius
Abstract: A discussão acerca da qualidade do ensino superior ofertado é pauta recorrente entre órgãos governamentais, e entre as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), que se preocupam em manter uma boa reputação institucional. Neste estudo, em que o foco é o curso de Ciências Contábeis, foi proposto como métrica de qualidade dos bacharelados o índice geral de aprovação dos egressos no Exame de Suficiência Profissional, gerido pelo Conselho Federal de Contabilidade. Foram analisadas características institucionais de 741 instituições que tiveram ao menos dez estudantes realizando o Exame na 1ª e 2ª edição do ano de 2017. O objetivo central foi verificar quais características das IES e, consequentemente, da qualidade da formação desses estudantes, estão relacionadas à aprovação dos mesmos no Exame de Suficiência da Profissão. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de regressão beta inflacionada em 0 e 1 na 1ª Edição e regressão beta inflacionada em 0 na 2ª Edição do Exame, por ser a variável dependente do modelo o índice de aprovação da IES, que varia de 0% a 100%. Dentre os principais resultados da pesquisa, tem-se que características como bom desempenho no ENADE, melhores avaliações no IGC, o fato do curso pertencer a uma universidade pública, estar localizado em capitais dos estados brasileiros, ser citado no Ranking Universitário da Folha e possuir programas de pós-graduação em Contabilidade, possuem significância estatística e coeficiente estimado positivo para explicar o desempenho das IES no Exame do CFC. Em contrapartida, as IES da amostra localizadas nas regiões Centro-oeste, Nordeste e Norte demonstraram desempenhos inferiores no Exame, em relação às IES da região Sudeste; além disso, as IES classificadas como Faculdade apresentaram, do mesmo modo, desempenhos inferiores aos das Universidades. Por meio dos resultados gerados, busca-se contribuir com os gestores e coordenadores dessas IES, ao revelar os possíveis atributos institucionais que aumentariam as chances de sucesso dos seus egressos no Exame de Suficiência, que se espera impactar positivamente também a qualidade do curso ofertado. Adicionalmente, busca-se também contribuir para a literatura da área de avaliação de programas educacionais ao sugerir a utilização de um novo parâmetro para mensuração da qualidade dos cursos. Por fim, os resultados podem servir ainda como fonte de informações para a implementação de ações que visem otimizar as características identificadas como significantes para a aprovação no Exame, objetivando a melhoria da formação dos futuros profissionais contábeis.
The discussion about the quality of higher education programs is recurrent among government agencies, and among the Higher Education Institutions (HEI) themselves, which are concerned with maintaining a good institutional reputation. In this study, in which the focus is the Accounting programs, the baccalaureate quality metric proposed was the approval general index of the graduates in the professional entry exam for accountants, managed by the Federal Accounting Council. Institutional characteristics of 741 institutions with at least ten students enrolled in the exam were analyzed in the first and second editions of 2017. The main objective of the study was to verify which characteristics of the HEIs and, consequently, of their educational quality, are related to the approval of their graduates in the professional entry exam for accountants. For the treatment of the data was used the inflated beta regression model, since the dependent variable of the model, that was the approval indices, takes values in the interval between 0 and 1. Among the main results of the research, it was found that characteristics such as good performance in the ENADE and in the IGC, the fact that the program belongs to a public university, is located in the capitals of the Brazilian states, is cited in the University Ranking of Folha and offer postgraduate programs in Accounting, have statistical significance and estimated positive coefficient to explain the performance of HEIs in the CFC Exam. On the other hand, the HEIs of the sample located in the Midwest, Northeast and North regions showed lower performance in the Exam when compares with the Southeast Region; in addition, the HEIs classified as Faculty presented, in the same way, inferior performances to those which are Universities. Through the research results, it seeks to contribute to the managers and coordinators of these HEIs, by revealing the possible institutional attributes that would increase the chances of success of their graduates in the professional entry exam for accountants, which is expected to positively impact the quality of the program offered. Additionally, it is also sought to contribute to the literature of the area of evaluation of educational programs by suggesting the use of a new parameter to measure the quality of the programs. Finally, the results can also be used as a source of information for the implementation of actions aimed at optimizing the characteristics identified as significant for approval in the Exam, seeking the improvement of the formation of future accounting professionals.
Palavras-chave: Qualidade da Educação
Ensino Superior
Instituições de Ensino Superior
Cursos de Contabilidade
Exame do CFC
Índices de Aprovação
Contabilidade
CNPq: Contabilidade
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26713
Data do documento: 27-Jul-2018
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