Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Elaine Cristina de | - |
dc.contributor.author | Andrade, Vania Santana Alves | - |
dc.creator | Andrade, Vania Santana Alves | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T20:42:51Z | - |
dc.date.available | 2018-07-18T20:42:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26642 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo compreender qual a relação que a literatura estabelece entre o suposto TDAH e dificuldades de leitura e escrita. Trata-se de um estudo de revisão crítica de literatura, realizada a partir da análise de publicações de artigos nas bases de dados Scielo e portal Capes, no período de 2002 a 2017. Os descritores utilizados para busca foram “Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade and dislexia, disgrafia, disortografia”. Foram encontrados 296 artigos e após análises dos dados com base nos critérios de inclusão e exclusão pré-definidos, foram selecionados um total de 08 estudos, nos quais haviam alguma descrição das dificuldades de leitura e escrita associadas ao TDAH. Foram analisadas as seguintes categorias: dificuldade de leitura, dificuldade de escrita, formas de avaliação. Na análise dos dados, as dificuldades de leitura foram citadas como alteradas no TDAH, mas não foram detalhadas em nenhum dos artigos. Quanto as dificuldades de escrita, foram mencionadas dificuldades relacionadas prioritariamente às questões ortográficas e ao formato da letra. Já as formas de avaliação predominantes foram: ditados e testes padronizados. Conclui-se que estes estudos reduzem as dificuldades de leitura e escrita da criança com TDAH ao código e a seu aspecto motor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | dislexia | pt_BR |
dc.subject | disgrafia | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre as dificuldades de leitura e escrita no suposto TDAH | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
dc.publisher.departament | Curso de Graduação em Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
|