Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Elaine Cristina de-
dc.contributor.authorAndrade, Vania Santana Alves-
dc.creatorAndrade, Vania Santana Alves-
dc.date.accessioned2018-07-18T20:42:51Z-
dc.date.available2018-07-18T20:42:51Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26642-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo compreender qual a relação que a literatura estabelece entre o suposto TDAH e dificuldades de leitura e escrita. Trata-se de um estudo de revisão crítica de literatura, realizada a partir da análise de publicações de artigos nas bases de dados Scielo e portal Capes, no período de 2002 a 2017. Os descritores utilizados para busca foram “Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade and dislexia, disgrafia, disortografia”. Foram encontrados 296 artigos e após análises dos dados com base nos critérios de inclusão e exclusão pré-definidos, foram selecionados um total de 08 estudos, nos quais haviam alguma descrição das dificuldades de leitura e escrita associadas ao TDAH. Foram analisadas as seguintes categorias: dificuldade de leitura, dificuldade de escrita, formas de avaliação. Na análise dos dados, as dificuldades de leitura foram citadas como alteradas no TDAH, mas não foram detalhadas em nenhum dos artigos. Quanto as dificuldades de escrita, foram mencionadas dificuldades relacionadas prioritariamente às questões ortográficas e ao formato da letra. Já as formas de avaliação predominantes foram: ditados e testes padronizados. Conclui-se que estes estudos reduzem as dificuldades de leitura e escrita da criança com TDAH ao código e a seu aspecto motor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.subjectdislexiapt_BR
dc.subjectdisgrafiapt_BR
dc.titleReflexões sobre as dificuldades de leitura e escrita no suposto TDAHpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
dc.publisher.departamentCurso de Graduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.publisher.initialsICSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017 VANIA SANTANA ALVES ANDRADE.pdf814,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.