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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26624
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Thomé, Célia Regina | - |
dc.contributor.author | Silva, Micaela Bastos | - |
dc.creator | Silva, Micaela Bastos | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T17:30:03Z | - |
dc.date.available | 2018-07-18T17:30:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26624 | - |
dc.description.abstract | A presente escassez de produções científicas nacionais com enfoque no tratamento da gagueira infantil se constitui como uma barreira para o aprofundamento do profissional sobre o tema.Dessa forma,o presente artigo objetivou realizar análise bibliográfica das publicações brasileiras sobre o processo terapêutico da gagueira, com foco na gagueira infantil, na construção de um panorama atual da atuação do fonoaudiólogo brasileiro nestes casos.Metodologia:Trata-se de uma revisão de literatura sistemática das publicações na área absorvidas por meio eletrônico.Resultados:Selecionadas publicações datadas entre os anos de 2006 a 2012,dentre as quais: um estudo de caso de natureza qualitativa,dois estudos intervencionais de natureza quantitativa de análise longitudinal e transversal ,respectivamente e um estudo de caso único de natureza qualitativa.Discussão: Os achados de natureza quantitativa tiveram enfoque no sujeito e seu sintoma diante da apresentação de características específicas.Estudos buscaram quantificar e qualificar a melhora na fluência. Já os estudos de natureza qualitativa,tiveram um foco na construção do processo terapêutico e a análise da efetividade a partir da visão da família e da criança enquanto falante. Em relação às abordagens terapêuticas, a gagueira permitiu a possibilidade da existência de diversas abordagens,permitindo o uso estratégias terapêuticas semelhantes mas com enfoque direcionado ao conceito que a visão teórica possui sobre a mesma.Aspectos relacionados ao número de estratégias terapêuticas restritas são discutidos.Conclusão:A revisão de literatura mostrou o foco da literatura quanto aos aspectos etiológicos ou o tratamento de jovens e adultos.É sugerida a publicação de mais estudos a fim de equiparar a análise dos temas ,devido a igual relevância para a Fonoaudiologia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gagueira | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Terapia | pt_BR |
dc.title | Gagueira infantil e processo terapêutico: uma revisão da literatura brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
dc.publisher.departament | Curso de Graduação em Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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