Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAnjos, Luzia Poliana-
dc.contributor.authorCruz, Gilda Doraci Marques da-
dc.creatorCruz, Gilda Doraci Marques da-
dc.date.accessioned2018-07-18T17:26:52Z-
dc.date.available2018-07-18T17:26:52Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26623-
dc.description.abstractcaracterizar as estratégias de capacitação utilizadas para auxiliar o processo de educação permanente dos Agentes Comunitários de Saúde na área da fonoaudiologia. Estratégia de pesquisa: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nos Portais de Pesquisa LILACS, SciELO e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Critérios de seleção: A estratégia de busca foi norteada pelo questionamento “ Quais estratégias educativas têm sido utilizadas para capacitação do Agente Comunitário de Saúde na área da Fonoaudiologia”. Os critérios de seleção dos estudos envolveram a coerência com o tema proposto, pertencer à categoria artigo, dissertação ou tese e ser publicado em língua portuguesa nos últimos 10 anos. Análise dos dados: Foram localizados 11 estudos. Após análise do título e resumo, 4 estudos foram selecionados para leitura completa. Os 4 atenderam aos critérios propostos e foram incluídos na revisão. Resultados: Os estudos apontaram distintas estratégias de capacitação dos ACS, que permeiam a forma presencial de ensino e as aulas a distância com o uso de videoconferência ou de CD-ROM. Todos os estudos demostram resultados positivos, quanto a efetividade das capacitações, analisado por meio da aplicação de questionários pré e pós-capacitação. Apenas um dos estudos menciona uma devolutiva para os ACS, nesse todos os ACS participantes receberam na fase final, um exemplar de material informativo impresso sobre Fonoaudiologia, comunicação humana, seus distúrbios e formas de intervenção. Conclusão: Distintas estratégias de ensino têm sido utilizadas para a capacitação do ACS na área da Fonoaudiologia. Todas demostram efetividade, quanto o aprendizado dos temas propostos. A temática aponta lacunas do conhecimento que precisam ser preenchidas com a realização de novos estudos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgentes Comunitários de Saúdept_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.titleEstratégias de capacitação para agentes comunitários de saúde na fonoaudiologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-coPonte, Natalie Argolo-
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
dc.publisher.departamentCurso de Graduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.publisher.initialsICSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017 Gilda Doraci Marques da Cruz.pdf900,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.