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dc.contributor.authorSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da-
dc.contributor.authorMoura, Suzana-
dc.creatorSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da-
dc.creatorMoura, Suzana-
dc.date.accessioned2018-07-16T17:14:34Z-
dc.date.available2018-07-16T17:14:34Z-
dc.date.issued1996-06-
dc.identifier.issn1984-9230-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26585-
dc.description.abstractDistingue-se, nesse estudo, o planejamento estratégico de cidade em relação a outras abordagens, mesmo voltadas para o setor público, à medida que se trata de uma organização complexa e sui generis, em que o interorganizacional é fator dominante. Nesse sentido, enfoca-se o processo de planejamento, não se detendo no plano, em considerando este último apenas um dos resultados parciais do primeiro. Mais exatamente, discute-se a difusão recente de um modelo de planejamento estratégico em cidades européias e latino-americanas. Tomando a experiência desenvolvida em Barcelona a partir do final de 80, a qual vem servindo de modelo para muitas cidades, desenvolve-se, inicialmente, uma análise do que seriam as suas novidades, articulando a referência teórica à prática de planejamento estratégico e urbano, em particular. Seguindo-se na linha de interpretação do fenômeno, destaca-se a noção de "empreendedorismo competitivo" a partir da conjugação de algumas abordagens acerca das novas e atuais coordenadas postas à gestão pública local. Por fim, à luz da experiência concreta, problematiza-se alguns dos aspectos do ideário mais diretamente relacionados ao elemento de novidade, a saber: a articulação entre uma técnica específica de análise e projeção e as idéias de pacto e lobby de cidade e, inclusive, a sua instrumentalização pelo marketing. Contudo, o questionamento do pacto e do marketing no planejamento não se esgota nessa reflexão, podendo, por um lado, ser desdobrado e ampliado no confronto com outras experiências e realidades e, por outro lado, ser diferentemente problematizado na seleção de outros aspectos. Desse modo, avança-se na análise crítica das possibilidades e limites dessa técnica de planejamento para a gestão pública local.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-92301996000300001pt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectPactopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleCidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 3, n. 6, p. 7-29pt_BR
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