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dc.contributor.authorTelles, Maurício Wiering Pinto-
dc.contributor.authorArce, Vladimir Andrei Rodrigues-
dc.creatorTelles, Maurício Wiering Pinto-
dc.creatorArce, Vladimir Andrei Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-07-11T20:57:32Z-
dc.date.available2018-07-11T20:57:32Z-
dc.date.issued2015-05-
dc.identifier.citationTELLES, M. W. P. ; ARCE, Vladimir . Formação e PET-Saúde: experiências de estudantes de fonoaudiologia na Bahia. Revista CEFAC (Online), v. 17, p. 695-706, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1516-1846-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26529-
dc.description.abstractOBJETIVO: compreender as concepções de formação dos estudantes de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia que participam ou participaram do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, e discutir as percepções sobre as potencialidades e limites do programa para a formação. MÉTODOS: pesquisa qualitativa, com dados produzidos a partir de grupo focal. Os estudantes foram divididos em 2 grupos, tendo 6 participantes em um e 4 em outro, totalizando 10 sujeitos. RESULTADOS: as concepções de formação evidenciadas foram: aprendizagem por meio da relação entre teoria e prática, processo permanente de aprendizagem e reflexão das experiências. Sobre as potencialidades do Programa, os estudantes trouxeram o reconhecimento das necessidades em saúde, vivência de novas práticas de aprendizagem, significação da integralidade e trabalho em equipe e interdisciplinar. Referente aos limites, os estudantes expuseram a precarização do sistema de saúde do município, baixa participação dos preceptores, incompatibilidade dos horários e relações conflituosas com os profissionais que não participavam/ participam do Programa. CONCLUSÃO: os sujeitos compreendem a formação como algo que vai além do saber técnico e científico. Nas potencialidades, destaca-se a importância de serem criados espaços na universidade para o trabalho interdisciplinar e para vivência de novas práticas de aprendizagem. Sobre os limites, a precarização do sistema de saúde interfere diretamente na aprendizagem do estudante, com prejuízo nas ações. Diante disto, restringir as práticas do Programa somente à inserção do estudante no serviço não garante a reorientação da formação, reforçando a necessidade de consolidar as reformas curriculares e de fortalecer a articulação entre ensino-serviço.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherABRAMOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/1982-021620159514pt_BR
dc.subjectRecursos Humanos em Saúdept_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.titleFormação e PET-Saúde: experiências de estudantes de fonoaudiologia na Bahiapt_BR
dc.title.alternativeCEFACpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberv.17, n.3pt_BR
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