Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26528
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas de Saúde Mental na Estratégia Saúde da Família: uma revisão das potencialidades e dos limites para a construção de um cuidado integrado
Título(s) alternativo(s): Tempus Actas de Saúde Coletiva
Autor(es): Arce, Vladimir Andrei Rodrigues
Sousa, Maria Fátima de
Autor(es): Arce, Vladimir Andrei Rodrigues
Sousa, Maria Fátima de
Abstract: A implementação de ações de Saúde Mental na Estratégia Saúde da Família (ESF) ainda representa desao para prossionais e gestores da saúde, embora diversas experiências desta integralização sejam conhecidas no Brasil. Partindo de uma revisão de literatura, este artigo buscou sistematizar os principais elementos que caracterizam potencialidades e dificuldades encontradas na proposta de inserção da Saúde Mental no âmbito da Saúde da Família. Sendo possível identificar semelhanças entre as características relatadas na li-teratura, observou-se que o vínculo, o conhecimento acerca da realidadedas comunidades e a proposta de ações voltadas para a prevenção e a promoção da saúde facilitam o desenvolvimento de ações de Saúde Mental na ESF. Já o despreparo prossional, a concepção medicalizante e fragmentada de Saúde Mental, a falta de uma rede de apoio às ações e o preconceito dos prossionais acerca dos transtornos mentais representam elementos que dicultam a integralização do cuidado, devendo ser alvos de ações técnicas e políticas de forma a subsidiar a construção de uma atenção à Saúde Mental pautada pela desinstitucionalização.
Palavras-chave: Saúde mental
Estratégia Saúde da Família
Atenção à saúde
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: NESP UNB
Citação: Arce, Vladimir; SOUSA, MF. . Práticas de Saúde Mental na Estratégia Saúde da Família: uma revisão das potencialidades e dos limites para a construção de um cuidado integrado. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, v. 4, p. 33-41, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26528
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.