Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Milena Maria Cordeiro de | - |
dc.contributor.author | Ramos, Pabllo Kaiky Sampaio | - |
dc.creator | Ramos, Pabllo Kaiky Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T19:01:45Z | - |
dc.date.available | 2018-07-11T19:01:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26505 | - |
dc.description.abstract | A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é um problema de saúde que
impacta de forma negativa na qualidade de vida das pessoas, podendo levar
inclusive ao isolamento social devidoàsincapacidades que este agravo pode causar,
afetando a vida profissional, educacional e social dos indivíduos. Objetivo:
desenvolver uma ação de educação em saúde para potencializar o entendimento
das crianças sobre a Prevenção da Perda Auditiva Induzida por Ruído e avaliar os
efeitos da intervenção na compreensão sobre o tema.Metodologia: estudo de
intervenção de desenho quase experimental sem grupo controle, com avaliação
antes e depois da intervenção. A população do estudo foicomposta por 16 crianças e
a intervenção foi realizada por meio de duas oficinas temáticas. A avaliaçãopré e pós
intervenção aconteceu a partir de um jogo, para o qual as crianças foram convidadas
a participar a fim de se medir o nível de intensidade sonora escolhido como mais
confortável por cada criança, através do uso de um decibelímetro, e de um
questionário com proposições sobre o tema PAIR que deveriam ser julgadas
comoverdadeiras ou falsas.Resultados: Após a intervenção foi observada melhora
na ampliação de respostas corretas relativas a compreensão acerca da PAIR e dos
cuidados necessários para sua prevenção. Em relação à aplicação do
questionário,no pós intervenção, apenas uma proposição foi marcada
incorretamente, equivalente a 1,1%. No que diz respeito aos resultados obtidos na
dinâmica do jogo, nopré-intervenção, a intensidade média escolhida pelas crianças
foi de 77,8 dB, já no pós intervenção, essa média caiu para 60,7 dB, apresentando
uma diferença de 17,1dB. Conclusão: A educação em saúde foi uma ferramenta
importante na sensibilização para o tema PAIR e potencializadora da compreensão
dos escolares sobre o problema, além de ampliar a autonomiadas crianças acerca
dos cuidados necessários na prevenção desse problema | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Perda Auditiva Induzida por Ruído | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Audiologia | pt_BR |
dc.title | Promoção da saúde auditiva: uma intervenção para prevenção da perda auditiva induzida por ruído em escolares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Ferrite, Silvia | - |
dc.publisher.departament | INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
dc.publisher.departament | Curso de Graduação em Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
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