Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26413
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Lívia Maria Natália de Souza | - |
dc.contributor.author | Santos, Glauce Souza | - |
dc.creator | Santos, Glauce Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T19:12:47Z | - |
dc.date.available | 2018-07-10T19:12:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26413 | - |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa intitulada “Contos de amor rasgados: diálogos sobre violências de gênero” empreendo reflexões sobre a representação da violência de gênero nos minicontos da escritora Marina Colasanti publicados no livro Contos de Amor Rasgado (1986). A partir dessas narrativas analiso como Colasanti expõe o casamento como um lugar dessacralizado, onde homens e mulheres atuam em meio uma relação de poder e por meio da sua literatura reivindica um lugar de consciência de gênero. Diante disso, considero o lugar de fala da escritora feminista e baseio-me nos pensadores Jacques Derrida (2014) e Regina Dalcastagnè (2014) para refletir a respeito da literatura como um espaço de poder e de disputa. Assim, a partir de Rosiska Darcy de Oliveira (1993) pontuo como se deu a inserção da mulher no espaço literário. Situo a obra de Marina Colasanti Contos de Amor rasgados (1980) enfatizando o fenômeno da violência a partir de Heleieth Saffioti (2004), estudiosa marxista que contrapõe a ideia de dominação masculina proposta por Pierre Bourdieu (2010), propondo o uso do termo patriarcado e acreditando que quando não utilizamos tal termo o esquema exploração-dominação ganha terreno e se torna invisível. Ainda, a partir das narrativas discuto as regulações que o corpo feminino está sujeito, submetendo, consequentemente, a sexualidade feminina aos padrões e estereótipo sexistas. Em diálogo com Michel Foucault (1977) Elizabeth Grosz (2000) e Guacira Lopes Louro (2000) penso sobre essas regulações. Percebo nas narrativas analisadas um tom de denuncia da insatisfação sexual experimentada por muitas mulheres em relações amorosas, nas quais o machismo constitui-se como a principal base. Além disso, observo que tanto há narrativas que tratam da negação e condenação do prazer e dos desejos corporais femininos quanto da mulher como agenciadora do seu corpo. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this research entitled “Contos de amor rasgados: diálogos sobre violências de gênero”, I reflect on the representation of gender violence in Marina Colassanti’s short stories book Contos de amor rasgados (1986). From these narratives I analyze how Colasanti exposes marriage as a place of desacralization, where men and women act under power structures. Furthermore, I also explore how Colassanti uses her literature to claim for a place of gender awareness. Given this, I consider Colassanti’s feminist writer speaking place and I rely on the thinkers such as Jacques Derrida (2014) and Regina Dalcastagnè (2014) to reflect on literature as a space of power and dispute. Thus, from Rosiska Darcy de Oliveira (1993) I punctuate how was the process of women’s insertion in the literary space. Marina Colasanti's short stories (1980) emphasizes the phenomenon of violence which I study from Heleieth Saffioti (2004), a Marxist scholar who opposes the idea of male domination proposed by Pierre Bourdieu (2010), proposing the use of the term patriarchy and believing that when we do not use such a term the exploitation-domination scheme gains ground and becomes invisible. Also, from the narratives, I discuss the regulations of the female body as a subject, which consequently portrait the female sexuality in stereotyped sexist patterns. In dialogue with Michel Foucault (1977) Elizabeth Grosz (2000) and Guacira Lopes Louro (2000) I think about these regulations. I see in the narratives analyzed a tone of denunciation of the sexual dissatisfaction experienced by many women in love relationships, in which male dominance constitutes the main basis. Moreover, I note that many narratives on the book deal with the denial and condemnation of female pleasure. On the other hand I also perceive in many short stories of the collection the woman as the agent of her own body. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Marina Colasanti | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Literatura feminina | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | CONTOS DE AMOR RASGADOS: DIÁLOGOS SOBRE VIOLÊNCIAS DE GÊNERO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Barbosa, Adriana Maria de Abreu | - |
dc.contributor.referees | Nascimento Neto, João Evangelista do | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO ATUALIZADA GLAUCE SOUZA.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.