Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Elaine Cristina de-
dc.contributor.authorSilva, Hanna Moitinho Freire Queiroz da-
dc.creatorSilva, Hanna Moitinho Freire Queiroz da-
dc.date.accessioned2018-07-10T18:49:42Z-
dc.date.available2018-07-10T18:49:42Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26403-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar e caracterizar as dificuldades de leitura e escrita de uma criança em atendimento fonoaudiológico que apresenta queixa escolar, e ainda, compreender a relação entre tais dificuldades e sua história de fracasso escolar. Essa pesquisa trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo e retrospectivo, realizada com os dados secundários do prontuário de uma criança, com queixa escolar, atendida no Centro Docente Assistencial em Fonoaudiologia, no Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Bahia. A partir de uma perspectiva teórica linguístico-discursiva, a análise de dados permitiu perceber que o processo terapêutico da criança perpassou por olhares de diversos atores, pautados direta e indiretamente em perspectivas medicalizantes e não-medicalizantes. Ao longo do processo terapêutico, ressignificar o olhar medicalizante voltado para as dificuldades de leitura e escrita teve e tem efeitos importantes sobre o terapeuta da linguagem e sua atuação no contexto clínico e educacional e sobre a família. A realização desta pesquisa pôde trazer contribuições para que a clínica fonoaudiológica repense a natureza do fracasso escolar em crianças em processo de aquisição da escrita no que se refere as suas práticas hegemônicas, por vezes, medicalizantes e que atuam no sentido de reforçar a produção do fracasso escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectleitura e escritapt_BR
dc.subjectfracasso escolarpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleQuando as dificuldades de leitura e escrita e o fracasso escolar se encontrampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-coSouza, Mayara Pinheiro de-
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
dc.publisher.departamentCurso de Graduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.publisher.initialsICSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017.1 HANNA MOITINHO FREIRE QUEIROZ DA SILVA.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.