Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Alvanita Almeida-
dc.contributor.authorPedra, Maria José Lopes-
dc.creatorPedra, Maria José Lopes-
dc.date.accessioned2018-07-10T18:23:45Z-
dc.date.available2018-07-10T18:23:45Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26393-
dc.description.abstractNeste trabalho discute-se acerca das identidades do personagem Pedro Malasartes nos contos populares, como símbolo do caipira presente na região Sudeste e também do sertanejo, sob o olhar e boca dos contadores do sertão nordestino. Baseado no quesito de que esse personagem tem identidade múltipla, uma vez que podem ser realizadas diferentes leituras sobre as suas características, é que problematizamos, nesta dissertação, o conceito de hibridismo e de rizoma. Da Península Ibérica, suas histórias viajaram com os colonizadores para o Brasil e outros países, fomentando a multiplicação de vários Malasartes com vieses diferentes. Isso porque o conto popular é um gênero que abre espaço para a reinvenção, como forma de perpetuar o que foi criado e aceito pelo povo. Com o intuito de atingir os objetivos propostos, utilizamos como fundamentação: a teoria do pícaro, elaborada por Cascudo (1988-1998), Guimarães (2006), Nascimento (2014), Burke (2010); o conceito de malandro, segundo Costa (2015) e Da Matta (1997); e as identidades de Malasartes, com reflexões de Guimarães (2006). Destacam-se aqui os teóricos que contribuíram com as discussões acerca do homem do campo: Albuquerque (2001) e Cândido (1997), bem como Bhabha (2005) com pensamentos sobre o estereótipo. Pedro Malasartes é conhecido como o pícaro-malandro, mas também como o anti-herói, que, não aceitando injustiça contra o povo de sua classe, age com esperteza para combater os corruptos antagonistas. Uma vez que representa o camponês numa perspectiva de esperteza, atrai o público leitor, problematiza o conceito de caipira e sertanejo cristalizado nas sociedades brasileiras, e permanece vivo por gerações seguintes, levando riso e crítica para o público interessado.pt_BR
dc.description.abstractThis work discusses about of identities of Pedro Malasartes character in the folktales, as a symbol of the hick present in the southeast region, and also of the backcountry dweller, under the look and mouth of the storytellers from the northeast backlands. Based on the question that this character has multiple identities, since different readings can be made about their characteristics, we have, in this dissertation, the concept of hybridity and rhizome. From the Iberian Peninsula, their histories traveled with of colonizers to Brazil and another countries, promoting the multiplication of several Malasartes with different biases. This is because the folktales are a genre that opens space from reinvention, as a form from perpetuate which was created and accepted by the people. In order to reach the proposed objectives, we use as foundation: the rogue theory, elaborated by Cascudo (1988-1998), Guimarães (2006), Nascimento (2014), Burke (2010); The concept of trickster, according to Costa (2015) and Da Matta (1997); And the identities of Malasartes, with reflections of Guimarães (2006). We highlight here the theorists who contributed to the discussions about the countryside man: Albuquerque (2001) and Cândido (1997), as well as Bhabha (2005) with thoughts about the stereotype. Pedro Malasartes is known as the artful-rascal, but also as the anti-hero, who, not accepting injustice against the people of his class, he cleverly acts to fight the corrupt antagonists. Since he represents the peasant in a clever perspective, he attracts the readership, problematizes the concept of hick and backcountry dweller crystallized in Brazilian societies, and remains alive for generations afterwards, bringing laughter and criticism to the interested public.pt_BR
dc.description.sponsorshipFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DA BAHIApt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedro Malasartespt_BR
dc.subjectPícaropt_BR
dc.subjectMalandropt_BR
dc.subjectCaipirapt_BR
dc.subjectSertanejopt_BR
dc.titleDESLOCAMENTOS E OUTRAS LEITURAS NOS CONTOS DE PEDRO MALASARTESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBruna, Alberto Roiphe-
dc.contributor.refereesCosta, Suzane Lima-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL.pdf943,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.