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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Elaine Cristina de-
dc.contributor.authorSantos, Vinicius Santana-
dc.creatorSantos, Vinicius Santana-
dc.date.accessioned2018-07-10T17:32:27Z-
dc.date.available2018-07-10T17:32:27Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26370-
dc.description.abstractEm 2007 o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação instituem o Programa Saúde na Escola, política pública que tem por proposta contribuir para a formação integral dos estudantes através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Na literatura boa parte dos estudos procura investigar as percepções de profissionais das equipes de saúde e professores sobre o programa, em contraponto poucas pesquisas com os gestores são encontradas. Este estudo tem como objetivo analisar o ponto de vista dos gestores sobre o processo de organização da gestão e o desenvolvimento das ações deste programa na Bahia, através da caracterização do processo de organização da gestão e da investigação das dificuldades e potencialidades para a realização das ações no estado. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de 05 sujeitos que fazem parte do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do Programa Saúde na Escola nos anos de 2013, 2014 e 2015, e que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevista semi-estruturada. A partir do estudo foi possível identificar que o grupo de gestores do estado tem conseguido se organizar de acordo com o que é preconizado pelas diretrizes normativas do programa, e mesmo enfrentando dificuldades de financiamento tem conseguido realizar seu trabalho dentro do que é proposto. Também foi possível identificar que os fatores que dificultam a realização das ações estão relacionados à desarticulação dos gestores municipais, dificuldade em se trabalhar com aspectos da promoção e prevenção nos territórios e entrada no espaço escolar pelo setor saúde, e que os fatores que potencializam a realização das ações no estado têm relação direta com a boa articulação dentro do próprio grupo. Fazem-se necessários mais estudos que possam esclarecer como está ocorrendo o processo de organização e trabalho dos grupos em todos os níveis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Saúde na Escolapt_BR
dc.subjectArticulação intersetorialpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO Programa Saúde na Escola: percepção do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do programa na Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
dc.publisher.departamentCurso de Graduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.publisher.initialsICSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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