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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBegrow, Desirée De Vit-
dc.contributor.authorVianna, Brenda Cruz Brandão-
dc.creatorVianna, Brenda Cruz Brandão-
dc.date.accessioned2018-07-10T17:09:50Z-
dc.date.available2018-07-10T17:09:50Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26360-
dc.description.abstractO histórico profissional da fonoaudiologia com surdos ainda é muito marcado pelo modelo oralista e influencia fortemente a clínica, necessitando uma revisão na sua atuação a partir de outros paradigmas que respeitem a diferença surda. Objetivo geral: Caracterizar a atuação fonoaudiológica na perspectiva bilíngue para surdos a partir da revisão bibliográfica. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa no qual foram utilizados artigos a partir do Portal de Periódicos Capes com as bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), Literatura Latino – Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Pubmed, bancos de dissertações e Teses da Capes e artigos de Anais de Congresso além do site de buscas gerais na web Google a fim de cercar experiências ainda não publicadas em periódicos indexados. Resultados: Foram selecionados a partir de busca eletrônica cinco artigos do Portal de Periódicos da CAPES, um na base de dados Medline, três na base de dados LILACS, quatro na base de dados Scielo, três na base de dados Google Acadêmico e um na base de dados PubMed. Porém, a partir da aplicação dos critérios de inclusão, resultou em sete artigos para serem analisados em seus textos completos. Conclusão: A valorização da língua de sinais adquirida naturalmente como subsídio para o desenvolvimento global da criança e a língua portuguesa como um aprendizado posterior direciona o trabalho do fonoaudiólogo na busca de estratégias diferenciadas que contemplem esta atuação. A garantia do desenvolvimento dos surdos nessa perspectiva só será possível se houver uma adequação dos serviços e necessariamente um investimento no campo profissional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectbilinguismo e surdezpt_BR
dc.titleAtendimento fonoaudiológico bilíngue a surdos no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
dc.publisher.departamentCurso de Graduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.publisher.initialsICSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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