Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26291
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Adrielle Oliveira | - |
dc.contributor.author | Arce, Vladimir Andrei Rodrigues | - |
dc.creator | Miranda, Adrielle Oliveira | - |
dc.creator | Arce, Vladimir Andrei Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T12:16:33Z | - |
dc.date.available | 2018-07-04T12:16:33Z | - |
dc.date.issued | 2015-09 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, A. O. ; ARCE, V.A.R. . Humanização na formação em saúde: a experiência de uma estudante de Fonoaudiologia. Distúrbios da Comunicação, v. 27, p. 610-617, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-2724 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26291 | - |
dc.description.abstract | Esta comunicação tem como objetivo relatar a experiência de uma estudante de Fonoaudiologia enquanto estagiária em um programa interdisciplinar de acolhimento desenvolvido em um hospital público da Região Metropolitana de Salvador, e discutir as repercussões desta experiência em sua formação. O eixo central do programa é a humanização da assistência em saúde, tendo a experiência sido vivenciada no período de setembro de 2012 a março de 2013, com foco nos acolhimentos realizados pela estudante durante o estágio. Para tal, eram realizadas escutas qualificadas das demandas apresentadas pelos usuários e seus acompanhantes na emergência e enfermarias adulto e pediátrico do hospital. Esta vivência permitiu a compreensão de que há processos macro-organizacionais e subjetivos envolvidos na assistência à saúde, e que interferem direta e indiretamente no cuidado integral à população, caracterizando o acolhimento como ação complexa e necessária, devendo ser parte do processo de trabalho de todo profissional da saúde. A participação da estudante de Fonoaudiologia no programa ampliou a inserção dos cenários de ensino-aprendizagem que extrapolam a clínica hegemônica, com vistas a um novo modelo de atenção à saúde, baseados na humanização, acolhimento e escuta qualificada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | PUC SP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Humanização da assistência; Formação de recursos humanos; Fonoaudiologia; Acolhimento. | pt_BR |
dc.title | Humanização na formação em saúde: a experiência de uma estudante de Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.title.alternative | DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | v.27 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Humanização na formação em saúde A experiência de uma estudante de Fonoaudiologia.pdf | 348,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.