Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26286
Tipo: Dissertação
Título: Linguagem e retórica em Rousseau
Autor(es): Almeida, Sergio Bernardo de
Autor(es): Almeida, Sergio Bernardo de
Abstract: A presente dissertação tem por objetivo investigar a teoria da linguagem de Rousseau. Buscar-se-á entender como Rousseau articula seu pensamento presente nas obras: Ensaio sobre a origem das línguas e no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, levando em consideração também outras obras do autor. Para tanto, em um primeiro momento procurar-se-á entender a contribuição de Platão e Condillac para a consolidação do pensamento do Genebrino. Platão contribuiu para a concepção de uma linguagem como função política e Condillac foi o primeiro a lhe fornecer ideais para a formulação de sua teoria linguística. Em um segundo momento, investigar-se-á o desenvolvimento da linguagem proposto por Rousseau. A linguagem é um processo que passa por três estágios: grito de natureza, gestos e por último, articulação da voz. Não se pode deixar de lado a sua relação com a música, ou seja, a música é apresentada como paradigma na qual a linguagem é pensada. Com isso, além de provocar Rameau, ao dizer que a melodia é mais importante do que a harmonia, Rousseau também, se diferencia da concepção clássica da linguagem que acredita numa linguagem como representação. Mas, assim como a música, a linguagem também passa por um processo de decadência. Ao se estabelecer no meio social, as línguas perdem suas capacidades: melódicas e persuasivas. Quando entra em jogo a gramática, a linguagem passa a ser racional e menos sentimental, o que interessa será o uso da força, não mais se convence como nos tempos antigos.
Ce Mémoire a pour objectif enquêter sur la téorie du langage chez Rousseau. On cherchera à comprendre comment Rousseau articule sa pensée dans les œuvres: Essai sur l’origine des langues et Discours sur l’origine et les fondaments de l’inégalité parmi les hommes, en considérant aussi d’autres ouvrages de l’auteur. Pour ce faire, nous tenterons d'abord de comprendre la contribution de Platon et de Condillac à la consolidation de la pensée du Genevois. Platon a contribué à la conception d’un langage comme foction politique et Condillac a été le premier à lui fournir des idéaux pour la formulation de sa théorie linguistique. Dans un second temps, notre recherche enquêtera le développement du langage proposé par Rousseau. Le langage c’est un procès qui passe par trois niveaux : Cri de la nature, des gestes et, par dernier, l’articulation de la voix. On ne peut pas laisser à côté leur rélation à la musique, c’est-à-dire que la musique est présentée comme paradigme dans lequel le langage est pensé. Ainsi, en plus de provoquer Rameau en disant que la mélodie est plus importante que l’harmonie, Rousseau diffère aussi de la conception classique du langage qui croit en un langage comme représentation. Mas, ainsi comme la musique, le langage passe aussi par un processus de décadence. En s’installant dans l’envirronement scocial, les langues perdent leurs capacités : mélodiques et persuasives. Quand la gammaire entre en jeu, le langage devient racionnel et moins sentimental, ce qui intérrèsse sera l’usage de la force, non se convainc plus comme dans les temps anciens.
Palavras-chave: Linguagem
Retórica
Rousseau
Estado natural
Razão
Política
Música
Jean – Jacques Rousseau
CNPq: Filosofia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26286
Data do documento: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacaoFinalcorrigida.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.