Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25760
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Possibilidades de participação no legislativo municipal por meio de portais eletrônicos
Título(s) alternativo(s): Cadernos Gestão Pública e Cidadania
Autor(es): Raupp, Fabiano Maury
Pinho, José Antonio Gomes de
Autor(es): Raupp, Fabiano Maury
Pinho, José Antonio Gomes de
Abstract: O artigo tem por objetivo identificar instrumentos de participação nos portais eletrônicos de câmaras municipais. Foram investigados os portais eletrônicos de 93 câmaras municipais do Estado de Santa Catarina. No estudo empreendido, a maioria dos portais apresenta baixa capacidade em promover o processo de participação, correspondendo a 60,22% do conjunto analisado. Com 22,58% e 12,90% das ocorrências, aparecem, respectivamente, portais com média e alta capacidades. Na análise por faixas populacionais, percebeu-se que municípios com maior população não necessariamente apresentam portais dos legislativos com maiores condições de construção da participação. Em geral, não foram observados indicadores mais avançados nos portais de municípios maiores. Os casos analisados indicam que os legislativos municipais cumprem os requisitos da modernidade ao implementarem os portais. Os requisitos procedimentais e tecnológicos são cumpridos, contudo não demonstram operação democrática, expressa pela participação.
Palavras-chave: Participação
Legislativo municipal
Legislativo eletrônico
Portal eletrônico
Democracia
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: FGV
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25760
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Possibilidades de participação no legislativo municipal por meio de portais eletrônicos.pdf359,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.