Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25750
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Novos arranjos organizacionais possíveis? - O fenômeno da economia solidária em questão (precisões e complementos)
Autor(es): França Filho, Genauto Carvalho de
Autor(es): França Filho, Genauto Carvalho de
Abstract: O presente trabalho pretende discutir a especificidade do fenômeno da economia solidária, tornado particularmente relevante neste novo cenário atual de reconfiguração das relações entre Estado e mercado, onde desponta com força a idéia de um terceiro setor. Terceiro setor e economia solidária pois, embora pareçam termos correlatos, pertencem a universos semânticos distintos, apontando para não somente diferentes contextos sócio-políticos de emergência de cada termos, mas também a interpretações distintas sobre o papel desempenhado (ou a desempenhar) por estas experiências, e em particular, no que se refere à posição que elas devem ocupar vis-à-vis das esferas do Estado e do Mercado**. Buscamos pois, através deste texto, a apreensão da natureza específica o caráter singular"deste fenômeno da economia solidária, alinhando um modo particular de interpreta-lo, razão pela qual nossa discussão se coloca também no plano conceitual, obedecendo assim a um movimento teórico-prático. É de fundamental importância esclarecermos de antemão que trataremos deste tema aqui na sua acepção européia mais geral, e francesa em particular. O leitor encontrará pois neste texto uma leitura deste fenômeno tal como ele se desenvolve do outro lado do Atlântico.
Palavras-chave: Economia solidária
Terceiro setor
Arranjos organizacionais
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25750
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.