Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25748
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sociedade da informação, accountability e democracia delegativa: investigação em portais de governo no Brasil
Autor(es): Akutsu, Luiz
Pinho, José Antonio Gomes de
Autor(es): Akutsu, Luiz
Pinho, José Antonio Gomes de
Abstract: Este artigo analisa como a Internet, um dos instrumentos básicos da nova sociedade da informação, tem sido utilizada pelos gestores públicos para incrementar a accountability e construir uma sociedade mais democrática, considerando o patrimonialismo e a democracia delegativa vigentes no Brasil. Foi realizado um estudo de caso em 20 portais das três esferas de governo (federal, estadual/distrital e municipal): dos governos federal, do Distrito Federal, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Santa Catarina, Pernambuco e Ceará, e dos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Florianópolis, Recife e Fortaleza. Os resultados apontam, na maioria dos casos, a ausência de accountability e a conseqüente manutenção do patrimonialismo e da democracia delegativa na sociedade brasileira. Não obstante, alguns resultados pontuais, porém significativos, evidenciam avanços por parte dos gestores em direção a uma maior accountability e, portanto, à construção de uma sociedade mais democrática, conforme previsto pelos teóricos da sociedade da informação.
Palavras-chave: Informação
Accountability
Democracia
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: FGV
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25748
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sociedade da informação, accountability e democracia delegativa investigação em portais de governos no Brasil.pdf294,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.