Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Eriel de Araújo-
dc.contributor.authorRibeiro, Maristela Santos Almeida-
dc.creatorRibeiro, Maristela Santos Almeida-
dc.date.accessioned2018-04-11T20:07:57Z-
dc.date.available2018-04-11T20:07:57Z-
dc.date.issued2018-04-11-
dc.date.submitted2017-12-19-
dc.identifier.otherCDU 7.036-
dc.identifier.otherR484-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25721-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe uma reflexão sobre os modos de construção de imagens, que tem como fio condutor uma poética com ênfase na fotografia e baseia sua abordagem em projetos artísticos, realizados no Brasil e na Espanha. Estes projetos consistem numa proposta de deslocamento da imagem fotográfica do seu contexto original para grandes formatos instaurados no espaço público, com contornos ficcionais que buscam diversas maneiras de falar sobre um determinado lugar, sua cultura, seu entorno e sua história. Neste sentido, são apresentadas diferentes instâncias enunciativas, com distintas estratégias, expostas e discutidas em quatro capítulos, denominados Estações: a Primeira Estação apresenta o projeto Casas do Sertão realizado no espaço rural do Nordeste brasileiro; a Segunda se dedica ao espaço cotidiano mostrando um recorte sobre a análise da produção de elementos híbridos com projetos realizados antes desta pesquisa; a Terceira Estação expõe projetos executados em espaço institucional e a Quarta exibe trabalhos instaurados no espaço urbano, sobretudo o projeto Cabanyal desenvolvido na Espanha durante uma Estância Doutoral. Embora estejam conectadas, estas Estações são independentes e podem ser lidas de trás para a frente ou de frente para trás sem nenhum prejuízo para o entendimento do texto. Ao se utilizar um panorama histórico nas discussões, tenta-se refletir sobre este contexto para permitir a compreensão das tensões presentes na arte contemporânea. Com esse propósito, não se busca tecer julgamentos sobre os trabalhos abordados, mas, em resumo, trazer uma compreensão das relações conceituais e dos procedimentos operacionais empreendidos. Finalmente, esta investigação expõe também outros projetos de intervenção artística, com alguns caminhos explorados por um universo bastante diverso de artistas interessados em acercar-se da vida cotidiana e dos ambientes abertos para a experiência, com trabalhos que se aproximam, sobretudo, do público que se encontra fora dos tradicionais espaços destinados à atuação e exibição da arte.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposes a reflection on the ways of constructing images, which has as a guiding thread a poetics with an emphasis on photography and bases its approach on artistic projects, realized in Brazil and Spain. These projects consist of a proposal to shift the photographic image from its original context to large formats established in the public space, with fictional contours that seek different ways of talking about a certain place, its culture, its environment and its history. In this sense, different enunciative instances are presented, with different strategies, exposed and discussed in four chapters, denominated Seasons: the First Station presents the Casas do Sertão project realized in the rural space of the Brazilian Northeast; the second is dedicated to the daily space showing a clipping on the analysis of the production of hybrid elements with projects carried out before this research; the Third Station exposes projects executed in institutional space and the Fourth shows works established in urban space, especially the Cabanyal project developed in Spain during a Doctor's Office. Although they are connected, these Stations are independent and can be read backwards or forwards without any prejudice to the understanding of the text. When using a historical panorama in the discussions, we try to reflect on this context to allow an understanding of the tensions present in contemporary art. With this purpose, we do not seek to make judgments about the works we have discussed, but, in short, to bring an understanding of the conceptual relationships and operational procedures undertaken. Finally, this research exposes also other projects of artistic intervention, with some paths explored by a very diverse universe of artists interested in getting closer to daily life and open environments for the experience, with works that approach, above all, the public that is outside the traditional spaces designed for the performance and display of art.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectProcedimentos híbridospt_BR
dc.subjectIlusãopt_BR
dc.subjectIntervenção urbanapt_BR
dc.titleFábulas visuais: ressignificação de objetos e lugares por meio de intervenções fotográficaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMuñoz, Alejandra Hernández-
dc.contributor.refereesDa Silva, Giovana Santos Dantas-
dc.contributor.refereesFrange, Lucimar Bello Pereira-
dc.contributor.refereesRey, Sandra Terezinha-
dc.contributor.refereesSantos, Eriel de Araújo-
dc.publisher.departamentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Visuais: História,Teoria e Processospt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FÁBULAS VISUAIS - MARISTELA RIBEIRO.pdfArtigo principal241,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AS_ESTRELAS_DE_MORRINHOS(1).mp4215,96 MBUnknownVisualizar/Abrir
GLOBO.mp469,03 MBUnknownVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.