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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Antônio Sérgio Araújo-
dc.contributor.authorCruz Neto, Adalberto Felinto da-
dc.creatorCruz Neto, Adalberto Felinto da-
dc.date.accessioned2018-04-09T19:23:46Z-
dc.date.available2018-04-09T19:23:46Z-
dc.date.issued2018-04-09-
dc.date.submitted2017-12-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25711-
dc.description.abstractCom o advento da Lei de Acesso à Informação no Brasil, o direito constitucional de acesso às informações públicas foi regulamentado e os procedimentos para acessá-las foram estabelecidos. Nesse sentido, a doutrina (ARTIGO 19, 2015), com vistas a ampliar a transparência pública, recomenda a utilização dos pedidos de informação realizados anteriormente como referência para a divulgação dos temas, publicando imediatamente em transparência ativa as informações mais solicitadas via transparência passiva. Não obstante, faz-se necessário qualificar a informação divulgada e não confundir muita informação com transparência, a fim de não induzir o cidadão a concluir que há transparência (PINHO e WINKLER, 2003). Assim, através de uma pesquisa predominantemente qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, realizou-se a análise de conteúdo dos pedidos de acesso à informação efetuados à CGU entre julho de 2015 e julho de 2017, a fim de evidenciar as categorias temáticas das informações mais solicitadas e observar se a informação muito demanda se encontra em transparência ativa nos portais da Internet. Nos casos em que as informações não se encontravam publicadas, recomendou-se a divulgação. Por sua vez, quanto às informações que estavam em transparência ativa, aplicou-se instrumento de avaliação da qualidade da informação segundo Gualazzi (2010), com a finalidade de mensurar as expectativas e as percepções dos usuários internos da informação em relação à qualidade da informação publicada. Os resultados indicam que o conceito de satisfação segundo os servidores do Órgão é insatisfatório para os nove atributos da qualidade da informação estudados, uma vez que as percepções dos servidores foram superadas pelas suas expectativas em todos os cenários analisados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei de Acesso à Informaçãopt_BR
dc.subjectTransparência Públicapt_BR
dc.subjectTransparência ativapt_BR
dc.subjectTransparência Passivapt_BR
dc.subjectQualidade da informaçãopt_BR
dc.subjectAtributos da qualidade da informaçãopt_BR
dc.titleA qualidade da informação divulgada pelo controle interno federal: um comparativo entre a transparência ativa e os pedidos de acesso à informação realizados à CGUpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPinho, José Antônio Gomes de-
dc.contributor.refereesDias, Thiago Ferreira-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programCiências sociais aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências sociais aplicadapt_BR
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