Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2570
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dados Sm-Nd, Ar-Ar E Pb-Pb de corpos plutônicos no sudeste da Bahia, Brasil: implicações para o entendimento da evolução tectônica no limite orógeno Araçuaí/Cráton do São Francisco
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Geociências
Autor(es): Correa-Gomes, Luiz Cesar
Oliveira, Elson Paiva
Autor(es): Correa-Gomes, Luiz Cesar
Oliveira, Elson Paiva
Abstract: Granitos, tonalitos, sienitos, e diques tholeiíticos e alcalinos ocorrem no Sudeste do estado da Bahia, nas proximidades do limite tectônico entre a Faixa de Dobramentos neoproterozóica Araçuaí e o Cráton do São Francisco. Esses litotipos foram estudados pelos métodos Sm-Nd, Ar-Ar e evaporacão de Pb. As idades mais antigas (Pb-Pb = 2089 a 2079 Ma) foram encontradas em tonalito e mesopertita-granitos na região de Potiraguá, consideradas como idades mínimas para a cristalização ígnea dessas rochas. Esses litotipos apresentam idades modelo Nd (TDM) entre 2562 e 2542 Ma, indicando geração dos magmas parentais a partir de protólitos arqueanos. As idades Pb-Pb mais recentes foram obtidas em sienitos (732 Ma e 688 Ma) e diques alcalinos (676 e 551 Ma), intrudidos em duas zonas de cisalhamento regionais Itabuna-Itajú do Colônia e Potiraguá). Essas rochas apresentam idades TDM, respectivamente, nos intervalos 1416-1306 Ma e 1416-934 Ma. Zircões herdados nestas rochas revelaram idades Pb-Pb entre 2594 Ma e 1889 Ma, indicando que houve contribuição crustal em suas gêneses e que parte das idades modelo Nd encontradas deve refletir a interação entre o magma original e a crosta pré-existente. Os dados Ar-Ar em diques alcalinos forneceram idades de 506 Ma e 478 Ma, mostrando que eles podem ter-se alojado mais tardiamente ou perderam Ar por reativação das zonas de cisalhamento. Entre ambos grupos de idades ocorrem diques tholeiíticos, com idade TDM de 1371 Ma, correlacionáveis a outros semelhantes da área para os quais foram obtidas idades Ar-Ar entre 1,1-0,9 Ga. A comparação entre os novos dados e os da literatura permite concluir que o atual limite entre a faixa orogênica e o craton foi um importante sítio f avorável ao alojamento e deformação de corpos ígneos, durante o Paleoproterozóico, o limite Meso/Neoproterozóico, o Neoproterozóico e o limite Neoproterozóico/Fanerozóico.
Palavras-chave: Geologia da Bahia. Geocronologia. Tectônica, Zonas de Cisalhamento. Província Alcalina do Sul da Bahia.
Geology of the Bahia State. Geochronology. Tectonics. Shear Zones. Alkaline Province of the South of the Bahia State.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2570
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10404-35251-1-PB.pdf620,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.