Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25588
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa
Autor(es): Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Gondim, Sônia Maria Guedes
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Autor(es): Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Gondim, Sônia Maria Guedes
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Abstract: Analisar os processos de aprendizagem em contextos organizacionais tem-se constituído um caminho importante para a compreensão da dinâmica das organizações. No presente trabalho, discutem-se duas grandes vertentes de estudo e pesquisa nesse domínio: a vertente da aprendizagem organizacional, representada sobretudo pelos pesquisadores acadêmicos, e a vertente das organizações que aprendem, desenvolvida especialmente por consultores e pesquisadores orientados para a transformação organizacional. Cada abordagem é caracterizada separadamente, destacando-se a sua orientação geral, suas questões básicas e as principais tensões teóricas. Por fim, concentra-se em explorar como as duas abordagens se traduzem em estratégias de pesquisa diferenciadas, oferecendo bases para uma avaliação dos limites, lacunas e potencialidades de cada uma.
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional
Organizações que aprendem
Organizações
Editora / Evento / Instituição: USP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25588
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.