Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25555
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conflito, cooperação e aprendizado nos complexos agroindustriais: o caso do Instituto Biofábrica de Cacau de Ilhéus (BA)
Autor(es): Dias, Camila Carneiro
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Autor(es): Dias, Camila Carneiro
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Abstract: Este artigo descreve o processo de orquestração de interesses, mediação política e aprendizado socialmente construído entre os atores estratégicos do complexo agroindustrial do cacau, ao longo da concepção e da implementação do Instituto Biofábrica de Cacau, em Ilhéus, Bahia. Primeira unidade no mundo destinada à produção, em escala industrial, de genótipos (clones) de cacaueiros selecionados, a biofábrica é uma interorganização que constitui peça fundamental da última versão do Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira Baiana e da própria reestruturação produtiva da cadeia do cacau. O seu processo de constituição caracterizou-se pela necessidade de construção de arranjos de negociação e administração de conflitos de interesses entre os múltiplos atores desse complexo agroindustrial, portadores de racionalidades heterogêneas, porém interdependentes. A análise deste caso baseou-se em construtos que têm origens na abordagem neo-institucional e no conceito de cadeia agroindustrial, focado em sua dimensão político-institucional.
Palavras-chave: Novo institucionalismo
Biofábrica de cacau
Conflito-cooperação
Reestruturação competitiva
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: FGV
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25555
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.