Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25546
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Políticas de desenvolvimento de APLS: uma reflexão a partir da experiência da Bahia
Autor(es): Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Ribeiro, Maria Teresa Franco
Autor(es): Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Ribeiro, Maria Teresa Franco
Abstract: Avalia-se a implementação da política de APLs na Bahia, identificando o grau de integração desses “arranjos produtivos” à dinâmica produtiva do Estado e dos municípios, e o grau de incorporação das especificidades territoriais em seus contextos. Baseia-se em análise documental, em trabalhos recentes sobre APLs e em entrevistas com os policymakers responsáveis pela implementação da política, justificando-se tanto por lacunas existentes no campo e pela necessidade de continuidade de processos de avaliação, como também pela mudança do grupo político no governo do Estado, o que implicou o redirecionamento da política conforme originalmente concebida. Resultados preliminares indicam heterogeneidade em capacitação tecnológica, em cooperação e em aprendizagem entre empresas e APLs apoiados, que reflete diferentes dinâmicas socioespaciais e tecnico-produtivas das aglomerações. Em regra é muito baixa a contribuição de cada APL e sua integração à economia estadual e local. Essas diferenças não são, no entanto, incorporadas no desenho da política, de suas ações e de seus instrumentos. Apesar do discurso de preocupação com as demandas sociais e com a inclusão social, não parece que a visão da necessária articulação entre essas demandas, as especificidades locais e as lógicas produtivas de cada APL estejam efetivamente nas agendas dos atuais gestores. Tais evidencias tendem a reduzir possíveis impactos socioeconômicos positivos sobre os territórios, os APLs e suas empresas. Observou-se ainda relativa dissociação entre a política analisada e a literatura revisada quanto a foco, seletividade e instrumentos.
Palavras-chave: Arranjos produtivos local
Avaliação
Políticas públicas
Editora / Evento / Instituição: UNIFACS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25546
Data do documento: Dez-2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DE APLS UMA REFLEXÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA BAHIA.pdf327,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.