Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25543
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A cooperação para o desenvolvimento entre o Brasil e a África: um olhar sobre a presença de organizações da sociedade civil brasileira em Moçambique
Título(s) alternativo(s): Contra Relatos
Autor(es): Santos, Tacilla da Costa e Sá Siqueira
Kraychete, Elsa Sousa
Autor(es): Santos, Tacilla da Costa e Sá Siqueira
Kraychete, Elsa Sousa
Abstract: Em meio a um cenário mutante no que tange a política mundial, o Brasil organiza a sua política externa de cooperação para o desenvolvimento, voltada, cada vez mais, para os países do Sul, com destaque para o continente africano, tendo Moçambique como principal beneficiário. A presença brasileira em Moçambique, nessa perspectiva, diz respeito não somente aos representantes governamentais, ou ainda as empresas brasileiras, mas também as organizações da sociedade civil do país que têm, sobretudo nos últimos anos, ultrapassado fronteiras para atuar em diferentes contextos, em relações afirmadas como cooperativas. Este trabalho trata da presença de organizações da sociedade civil brasileira em projetos de cooperação em Moçambique, buscando compreender os formatos das relações estabelecidas.
Palavras-chave: Cooperação Sul-Sul
Brasil
Moçambique
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidad Nacional de Córdoba
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25543
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.