Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRowe, Diva Ester Okazaki-
dc.contributor.authorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.contributor.authorPinho, Ana Paula Moreno-
dc.creatorRowe, Diva Ester Okazaki-
dc.creatorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.creatorPinho, Ana Paula Moreno-
dc.date.accessioned2018-03-08T19:52:07Z-
dc.date.available2018-03-08T19:52:07Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1982-7849-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25508-
dc.description.abstractO presente trabalho analisa os vínculos de comprometimento e de entrincheiramento com a carreira, desenvolvidos por professores universitários, inseridos em instituições públicas e privadas. Mais precisamente, busca identificar as relações desses vínculos com o esforço instrucional, definido como o empenho em qualificar a atividade de ensino e potenciar os resultados positivos dos discentes. A pesquisa, extensiva e de corte transversal, abrangeu 635 docentes de diferentes Estados e envolveu a aplicação de um questionário on line. Os dados foram submetidos a análises descritivas e multivariadas, por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 15.0. Após a análise exploratória (avaliação da normalidade, outliers, análise de linearidade e análise de multicolinearidade), foi realizada a análise da qualidade da mensuração das escalas (dimensionalidade, confiabilidade e validade das medidas) e, em seguida, houve a modelagem de equações estruturais, para identificar os impactos dos vínculos com a carreira sobre o esforço instrucional. O modelo com melhor ajuste revelou que a identidade (dimensão do comprometimento com a carreira) exerce impacto sobre o esforço instrucional em todas as suas dimensões. Foram encontradas também diferenças significativas entre IES públicas e privadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPADpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552011000600002pt_BR
dc.subjectVínculos com a carreirapt_BR
dc.subjectEntrincheiramento na carreirapt_BR
dc.subjectComprometimento com a carreirapt_BR
dc.subjectDocente do ensino superiorpt_BR
dc.subjectDesempenho do docentept_BR
dc.titleComprometimento e entrincheiramento na carreira: um estudo de suas influências no esforço instrucional do docente do ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeRevista de Administração Contemporâneapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubCuritibapt_BR
dc.identifier.numberv.15, n. 6, p. 973-992pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.