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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima Filho, Raimundo Nonato-
dc.contributor.authorBruni, Adriano Leal-
dc.creatorLima Filho, Raimundo Nonato-
dc.creatorBruni, Adriano Leal-
dc.date.accessioned2018-03-08T19:12:29Z-
dc.date.available2018-03-08T19:12:29Z-
dc.date.issued2012-04-
dc.identifier.issn1981-8610-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25506-
dc.description.abstractUm domínio apropriado dos conceitos básicos da Contabilidade e uma análise das suas características são essenciais para o desenvolvimento da Teoria Contábil. O processo de tomada de decisões financeiras exige o conhecimento de valores econômicos adequados, o que se torna cada vez mais demandado pelos usuários da Contabilidade. Este trabalho, portanto, buscou aferir a compreensão de alguns termos explorados no contexto da disciplina Teoria da Contabilidade, tais como ativos, passivos, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas. Examinou-se uma amostra composta por 591 alunos matriculados em cursos de Ciências Contábeis que já haviam frequentado a disciplina Teoria da Contabilidade em instituições de ensino superior localizadas na cidade de Salvador (BA). A análise dos resultados por meio de uma regressão logística indica que a relação desempenho do discente e titulação do docente é mais significativa que a relação desempenho do discente e tipo da IES, contudo, de forma geral, conceitos superficiais sobre os tópicos tratados nesse trabalho foram citados em todos os níveis. Os resultados evidenciaram, em geral, falhas na compreensão de conceitos contábeis relevantes para a formação do aluno, refletindo majoritariamente uma visão superada ou, no mínimo, conservadora. Quando comparados por tipo de instituição de ensino, os resultados indicam que estudantes de instituições públicas possuem melhor domínio dos conceitos considerados neste estudo. A compreensão melhora um pouco mais quando a titulação do docente evolui de especialista para mestre e deste para doutor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAcademia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.repec.org.br/index.php/repec/article/view/176/596pt_BR
dc.subjectTeoria da contabilidadept_BR
dc.subjectConceitos contábeis relevantespt_BR
dc.subjectEnsino de contabilidadept_BR
dc.titlePercepção dos graduandos em ciências contábeis de Salvador (BA) sobre os conceitos relevantes da teoria da contabilidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubBrasíliapt_BR
dc.identifier.numberv. 6, n. 2, art. 5, p. 187-203pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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