Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25504
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Risco, retorno e equilíbrio: existe associação entre indicadores contábeis e os retornos das ações negociadas na Bovespa?
Autor(es): Mendonça Neto, João
Bruni, Adriano Leal
Autor(es): Mendonça Neto, João
Bruni, Adriano Leal
Abstract: Neste artigo se buscou verificar empiricamente a associação entre o retorno de ações e variáveis contábeis, como o beta contábil, o coeficiente de variação do lucro líquido e a variabilidade do retorno sobre o patrimônio líquido. O uso de informações contábeis é uma alternativa para empresas brasileiras, principalmente para as empresas de capital fechado, que não possuem informações de mercado disponíveis para estimar o seu retorno. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de cada empresa é regredido contra o retorno sobre o patrimônio líquido do mercado brasileiro a fim de se encontrar o beta contábil, além de utilizar o coeficiente de variação do lucro líquido e a variabilidade do retorno sobre o patrimônio líquido como medida de risco da empresa. Os resultados encontrados mostram que a associação o mercado e as variáveis contábeis não é significativa e não permitem dizer que as variáveis estudadas explicam o retorno das ações.
Palavras-chave: Beta contábil
Variável contábil
Retorno de mercado
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIFACS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25504
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.