Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25489
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SCHEYERL, DENISE CHAVES DE MENEZES | - |
dc.contributor.author | SOUZA, RAFAELA SANTOS DE | - |
dc.creator | SOUZA, RAFAELA SANTOS DE | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-07T20:10:09Z | - |
dc.date.available | 2018-03-07T20:10:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2017-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25489 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende resgatar experiências e resultados durante o projeto PIBIC, que aconteceu entre outubro de 2015 a maio de 2016, complementando-o com reflexões acerca do ensino de línguas estrangeiras sob a perspectiva intercultural e enfatizando a sua importância para a formação de sujeitos mais empoderados. Baseando-me nos resultados obtidos, é possível observar a necessidade e a importância do uso de materiais didáticos que levem alunos e professores a pensar criticamente sobre o mundo em que estão inseridos. O objetivo da pesquisa é mapear os resultados da aplicação de materiais interculturais na sala de aula de seis línguas estrangeiras em um Núcleo de Extensão da UFBA, observando a sua contribuição para a formação crítica e culturalmente sensível de dez professores em formação e seus respectivos alunos. A partir da proposta de materiais didáticos interculturais, que problematizam os temas do cotidiano e que fazem de alguma forma os alunos utilizarem suas experiências e confrontá-las com as de sujeitos de outras culturas, o estudo oportuniza a reflexão crítica sobre formas alternativas e mais responsáveis de ensinar e aprender línguas estrangeiras, promovendo, assim, a interculturalidade, sob “um novo ponto de vista baseado no respeito à diferença e que se concretiza no reconhecimento da paridade de direitos”. (FLEURI, 2003, p. 17) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | MATERIAIS DIDÁTICOS | pt_BR |
dc.subject | INTERCULTURALIDADE | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor de línguas | pt_BR |
dc.title | MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO NUPEL: EM DEFESA DA INTERCULTURALIDE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | PORFÍRIO, LUCIELEN | - |
dc.contributor.referees | SOUSA, CRISTIANE MARIA CAMPELO LOPES LANDULFO DE | - |
dc.publisher.departament | INSTITUTO DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rafaela Santos 2016.2.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.