Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25476
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Implementação de políticas públicas de assistência estudantil: estratégias organizacionais na perspectiva da efetividade
Other Titles: Organizações em contexto
Authors: Lima, Wandilson Alisson Silva
Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.creator: Lima, Wandilson Alisson Silva
Davel, Eduardo Paes Barreto
Abstract: O objetivo deste artigo é propor estratégias organizacionais de implementação de políticas públicas de assistência estudantil baseadas na efetividade. A perspectiva da efetividade de Sandfort e Moulton (2015) proporciona a implementação de políticas orientadas pela mudança almejada e enfrentamento prático dos desafios encontrados. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa, baseada em estudo de casos de Instituições Federais de Ensino Superior. A coleta de dados foi obtida por meio de documentos, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. As análises das informações foram realizadas a partir dos principais processos de implementação: estabelecer opções viáveis, identificar a lógica da mudança, coordenação das atividades, fluxos do processo e avaliação das políticas na implementação da assistência estudantil. Os resultados da pesquisa discutem e fornecem um conjunto de estratégias para cada um desses processos, mantendo-se a aderência ao contexto da assistência estudantil. Essas estratégias organizacionais, suas implicações e aplicações em outros contextos são apresentadas e discutidas.
Keywords: Assistência estudantil
Estratégias organizacionais
Implementação de políticas públicas
Perspectiva da efetividade
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25476
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.