Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25472
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Capital social e a análise dos interessados no desenvolvimento local: o caso do projeto URBE do SEBRAE
Autor(es): Rigo, Ariádne Scalfoni
Oliveira, Rezilda Rodrigues
Autor(es): Rigo, Ariádne Scalfoni
Oliveira, Rezilda Rodrigues
Abstract: Este trabalho objetiva investigar a existência e discutir a influência do capital social entre os atores interessados na implementação do projeto SEBRAE de Desenvolvimento Sustentável em Áreas Metropolitanas (URBE) na comunidade Caranguejo Tabaiares, localizada na cidade do Recife. O estudo de caso utilizou-se, num primeiro momento, de uma abordagem metodológica de natureza quantitativa para proceder à análise dos interessados. Para tanto, aplicou-se o modelo de identificação de stakeholders de Michel, Agle e Wood (1997) o qual foi cuidadosamente descrito no intuito de orientar futuras pesquisas. A etapa metodológica subseqüente foi de natureza qualitativa, a qual analisou a forma de atuação dos atores e a capacidade que detinham de gerar, realimentar e difundir o capital social existente entre eles. Tal investigação baseou-se nas categorias de capital social propostas por Uphoff (2000). Os resultados obtidos indicaram a adequação do modelo de identificação de stakeholders adotado, mas também a necessidade de outras aplicações. Em relação ao capital social, evidenciou-se sua existência entre os atores envolvidos, embora não tenha sido capaz de romper com o “círculo vicioso” da acomodação e da desesperança vivido pela comunidade diante das frustrações de suas expectativas em relação às intervenções institucionais externas. Concluiu-se que as iniciativas de desenvolvimento local dependentes de capital social endógeno se configuram como um processo que está longe de ser rápido, concreto e ausente de frustrações.
Palavras-chave: Capital social
Análise dos interessados
Desenvolvimento local
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFRGS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25472
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Capital Social e a Análise dos Interessados no Desenvolvimento Local o Caso do Projeto URBE do SEBRAE.pdf238,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.