Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25460
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: LA MESTIZA ON MANGO STREET: CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CHICANA FEMINISTA EM BOARDERLANDS / LA FRONTERA: THE NEW MESTIZA E EM THE HOUSE ON MANGO STREET
Autor(es): SILVA, LETÍCIA GONZALEZ DA
Autor(es): SILVA, LETÍCIA GONZALEZ DA
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar The House on Mango Street, obra de Sandra Cisneros (2009), utilizando de uma abordagem comparatista com o livro Bordelands / La Frontera: The New Mestiza de Glória Anzaldúa (2012), discutindo a formação de uma identidade cultural chicana e a função exercida pelo feminismo enquanto base ideológica inerente ao discurso da escritora chicana. O livro de Cisneros é uma obra ficcional, um conjunto de histórias narradas do ponto de vista de Esperanza, uma menina chicana de treze anos de idade. A partir de seus relatos, nos aproximamos da realidade de um bairro latino da cidade de Chicago. A obra de Anzaldúa, por outro lado, tem um caráter mais autobiográfico e teórico, à medida que a autora se baseia na própria vida para discutir a experiência chicana como um todo. Para realizar este estudo, é traçado primeiramente um panorama histórico da posição ocupada por chicanos nos Estados Unidos da América. Em seguida, para fundamentar a análise das obras, suscitamos textos de teóricos como Herrera-Sobek, Viramontes, Hall, Anderson, Horno-Delgado e Beauvoir; os quais tratam de conceitos relacionados a literatura chicana, identidade, cultura e feminismo.
Palavras-chave: CHICANAS
IDENTIDADE
Sandra Cisneros
Feminismo
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25460
Data do documento: 7-Mar-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Letícia Gonzalez 2016.1.pdf645,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.