Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25426
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O processo de criação do Programa Universidade para Todos (PROUNI): interesses e escolhas no Congresso Nacional
Autor(es): Guerra, Lenin Cavalcanti Brito
Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
Autor(es): Guerra, Lenin Cavalcanti Brito
Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
Abstract: O objetivo do artigo é analisar o jogo de interesses ocorrido na formulação do Programa Universidade para Todos (PROUNI), programa que visa incluir alunos oriundos do ensino médio público no ensino superior, oferecendo bolsas a esses alunos em IES privadas. O estudo se propõe a complementar a pesquisa de Carvalho (2006), analisando o jogo político ocorrido no processo de criação do PROUNI com ênfase nas emendas parlamentares propostas ao projeto inicial, na Medida Provisória 213/2004, e na Lei 11.096/2005, que institui o Programa. Como referencial de análise, foi adotada a Teoria da Escolha Racional, da Ciência Política, que apresenta como argumento básico que a maximização do benefício é atingida de modo mais eficaz por meio da ação institucional. Através da análise de todos os momentos da criação do PROUNI, sobretudo da tramitação no Congresso Nacional, fica evidenciada a forte atuação de entidades representantes do setor privado.
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação superior
Teoria da escolha racional
PROUNI
Interesses
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFPE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25426
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Processo de Criação do Programa Universidade para Todos (PROUNI) interesses e escolhas no Congresso nacional.pdf145,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.