Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lühning, Angela | - |
dc.contributor.author | Lopes, Aaron | - |
dc.creator | Lopes, Aaron | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T12:50:07Z | - |
dc.date.available | 2018-02-28T12:50:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
dc.date.submitted | 2015-11-30 | - |
dc.identifier.other | Tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25385 | - |
dc.description.abstract | Esta tese trata da importância do gênero do pagode baiano no processo de construção das
identidades musicais de um grupo de crianças moradoras do Engenho velho de Brotas, e
alunos da oficina Banda do Espaço Cultural Pierre Verger. Nesse sentido, tomando como
referência o bairro e a importância da localidade (SANTOS, 1982) para a formação cultural
dos sujeitos, a metodologia de pesquisa foi baseada nas teorias e técnicas de pesquisa da
etnomusicologia participativa e da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Além disso, muitos
temas transversais foram importantes para se compreender os processos discorridos ao longo
do trabalho, como os conceitos de infância(s), e os debates sobre qualidade musical, a relação
da música com a violência e as questões de gênero e sexualidade que envolvem o pagode,
além de abordar a sua relação com os conceitos de música massiva e a cena musical baiana e
brasileira. Além disso, discorro sobre a importância do pagode baiano, enquanto representante
de um processo de valorização da cultura negra em Salvador, que se intensificou a partir dos
da década de 1970. Discuto também, a partir de sua história e suas bandas mais importantes,
seus estilos e suas características musicais nos diferentes períodos históricos. Concluo que o
pagode pode ser considerado como representante da cultura a qual o grupo estudado está
inserido, sendo de fundamental importância para a constituição de uma identidade musical
local específica da realidade em que estão inseridos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject | Musica - instrução e ensino | pt_BR |
dc.subject | Pagode - Bahia | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.title | "Tudo Nosso, nada deles"; A importância do pagode baiano na construção da identidade musical de crianças no Engenho Velho de Brotas - Salvador | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Almeida, Luciano | - |
dc.contributor.referees | Santanna, Marilda | - |
dc.contributor.referees | Candusso, Flávia Maria Chiara | - |
dc.contributor.referees | Luedy, Eduardo | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGMUS | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes - Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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