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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLühning, Angela-
dc.contributor.authorLopes, Aaron-
dc.creatorLopes, Aaron-
dc.date.accessioned2018-02-28T12:50:07Z-
dc.date.available2018-02-28T12:50:07Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.date.submitted2015-11-30-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25385-
dc.description.abstractEsta tese trata da importância do gênero do pagode baiano no processo de construção das identidades musicais de um grupo de crianças moradoras do Engenho velho de Brotas, e alunos da oficina Banda do Espaço Cultural Pierre Verger. Nesse sentido, tomando como referência o bairro e a importância da localidade (SANTOS, 1982) para a formação cultural dos sujeitos, a metodologia de pesquisa foi baseada nas teorias e técnicas de pesquisa da etnomusicologia participativa e da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Além disso, muitos temas transversais foram importantes para se compreender os processos discorridos ao longo do trabalho, como os conceitos de infância(s), e os debates sobre qualidade musical, a relação da música com a violência e as questões de gênero e sexualidade que envolvem o pagode, além de abordar a sua relação com os conceitos de música massiva e a cena musical baiana e brasileira. Além disso, discorro sobre a importância do pagode baiano, enquanto representante de um processo de valorização da cultura negra em Salvador, que se intensificou a partir dos da década de 1970. Discuto também, a partir de sua história e suas bandas mais importantes, seus estilos e suas características musicais nos diferentes períodos históricos. Concluo que o pagode pode ser considerado como representante da cultura a qual o grupo estudado está inserido, sendo de fundamental importância para a constituição de uma identidade musical local específica da realidade em que estão inseridos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectMusica - instrução e ensinopt_BR
dc.subjectPagode - Bahiapt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.title"Tudo Nosso, nada deles"; A importância do pagode baiano na construção da identidade musical de crianças no Engenho Velho de Brotas - Salvadorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAlmeida, Luciano-
dc.contributor.refereesSantanna, Marilda-
dc.contributor.refereesCandusso, Flávia Maria Chiara-
dc.contributor.refereesLuedy, Eduardo-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes - Músicapt_BR
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