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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25369
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.author | Santos, Jâmison Sampaio de Queiroz | - |
dc.creator | Santos, Jâmison Sampaio de Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T14:43:21Z | - |
dc.date.available | 2018-02-26T14:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-26 | - |
dc.date.submitted | 2017-09-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 780.7 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25369 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou a influência da faixa etária, tempo diário de estudo e semestre sobre a autorregulação da aprendizagem (BANDURA, 1986 apud BANDURA et al, 2008; MCPHERSON e ZIMMERMAN, 2002; ZIMMERMAN, 1989, 1990) em violonistas, estudantes em cursos de graduação em instrumento. Além disso, verificou as estratégias específicas utilizadas pelos participantes para resolver problemas em uma obra musical, durante a prática deliberada. Para isso, utilizamos uma abordagem metodológica mista: quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, realizamos uma pesquisa de levantamento (Survey), através de um questionário online, com 55 violonistas estudantes em universidades brasileiras. O questionário utilizado, intitulado Atitudes no Processo de Estudo, foi desenvolvido e validado por Araújo (2015). Para a análise estatística inferencial, foram utilizados os testes ANOVA e Kruskal-Wallis. O resultado da análise mostrou diferenças significativas (p<0,05) todas as vezes que se verificou a influência do tempo diário de estudo sobre a autorregulação através da organização do estudo, dos recursos pessoais e dos recursos externos. O grupo de participantes que estudava mais horas diariamente tendeu a apresentar um comportamento mais autorregulado do que aqueles que estudavam menos. O mesmo não aconteceu com os outros dois fatores: faixa etária e semestre. Porém, houve uma diminuição da autorregulação através dos recursos externos à medida que a faixa etária aumentou. A análise qualitativa das estratégias utilizadas, obtidas a partir da resposta a uma questão aberta, inserida no questionário de autorregulação, mostrou que “tocar lento” foi a estratégia mais utilizada pelos participantes. Porém, outras estratégias relacionadas a habilidades metacognitivas, como dividir a peça em seções menores e utilizar imagens mentais também foram verificadas. Foram encontradas relações entre as estratégias utilizadas pelos participantes desta pesquisa com os seis estágios da prática instrumental (CHAFFIN et al., 2002). A partir dos resultados desta pesquisa, destacamos a importância do estudante de violão manter uma quantidade razoável de horas de prática deliberada. Soma-se a isto a necessidade de que o comportamento autorregulado seja estimulado pelos professores de violão durante o curso de bacharelado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Violão - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Música - instrução e ensino | pt_BR |
dc.title | Autorregulação e prática deliberada: um estudo com alunos em cursos de bacharelado em violão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.referees | Araújo, Marcos Vinicius | - |
dc.contributor.referees | Fonseca, Diana Santiago da | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música da UFBA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGMUS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes - Música | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGMUS) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Dissertação - Jamison Sampaio.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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