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dc.contributor.advisorTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Jâmison Sampaio de Queiroz-
dc.creatorSantos, Jâmison Sampaio de Queiroz-
dc.date.accessioned2018-02-26T14:43:21Z-
dc.date.available2018-02-26T14:43:21Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.date.submitted2017-09-11-
dc.identifier.otherCDD 780.7-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25369-
dc.description.abstractEste trabalho investigou a influência da faixa etária, tempo diário de estudo e semestre sobre a autorregulação da aprendizagem (BANDURA, 1986 apud BANDURA et al, 2008; MCPHERSON e ZIMMERMAN, 2002; ZIMMERMAN, 1989, 1990) em violonistas, estudantes em cursos de graduação em instrumento. Além disso, verificou as estratégias específicas utilizadas pelos participantes para resolver problemas em uma obra musical, durante a prática deliberada. Para isso, utilizamos uma abordagem metodológica mista: quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, realizamos uma pesquisa de levantamento (Survey), através de um questionário online, com 55 violonistas estudantes em universidades brasileiras. O questionário utilizado, intitulado Atitudes no Processo de Estudo, foi desenvolvido e validado por Araújo (2015). Para a análise estatística inferencial, foram utilizados os testes ANOVA e Kruskal-Wallis. O resultado da análise mostrou diferenças significativas (p<0,05) todas as vezes que se verificou a influência do tempo diário de estudo sobre a autorregulação através da organização do estudo, dos recursos pessoais e dos recursos externos. O grupo de participantes que estudava mais horas diariamente tendeu a apresentar um comportamento mais autorregulado do que aqueles que estudavam menos. O mesmo não aconteceu com os outros dois fatores: faixa etária e semestre. Porém, houve uma diminuição da autorregulação através dos recursos externos à medida que a faixa etária aumentou. A análise qualitativa das estratégias utilizadas, obtidas a partir da resposta a uma questão aberta, inserida no questionário de autorregulação, mostrou que “tocar lento” foi a estratégia mais utilizada pelos participantes. Porém, outras estratégias relacionadas a habilidades metacognitivas, como dividir a peça em seções menores e utilizar imagens mentais também foram verificadas. Foram encontradas relações entre as estratégias utilizadas pelos participantes desta pesquisa com os seis estágios da prática instrumental (CHAFFIN et al., 2002). A partir dos resultados desta pesquisa, destacamos a importância do estudante de violão manter uma quantidade razoável de horas de prática deliberada. Soma-se a isto a necessidade de que o comportamento autorregulado seja estimulado pelos professores de violão durante o curso de bacharelado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolão - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMúsica - instrução e ensinopt_BR
dc.titleAutorregulação e prática deliberada: um estudo com alunos em cursos de bacharelado em violãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.refereesAraújo, Marcos Vinicius-
dc.contributor.refereesFonseca, Diana Santiago da-
dc.publisher.departamentEscola de Música da UFBApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes - Músicapt_BR
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