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dc.contributor.advisorAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.contributor.authorSantos, Juliana Lago dos-
dc.creatorSantos, Juliana Lago dos-
dc.date.accessioned2018-02-22T16:18:24Z-
dc.date.available2018-02-22T16:18:24Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.date.submitted2017-10-10-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25355-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo estudar como as informações e as regras para a admissão ao ensino superior afetam as decisões individuais dos estudantes antes e após o ingresso. Organizada em dois ensaios independentes, os quais, embora analisem aspectos distintos do mercado de admissão ao ensino superior, têm em comum a observação de como a condução do processo de admissão influência na formação do matching estudante-curso. O primeiro ensaio investiga as implicações da substituição do mecanismo de admissão descentralizado, Vestibular, para o mecanismo de admissão centralizado, Sistema de Seleção Unificada, sobre as alocações dos estudantes às vagas no ensino superior. Para tanto, os modelos teóricos e os mecanismos de matching utilizados na literatura econômica são apresentados e, a partir deste aporte teórico, os mecanismos utilizados mercado de admissão ao brasileiro são discutidos através da comparação de três características ideais buscadas em um mecanismo: estabilidade, eficiência e não manipulabilidade. Observando as características individuais do SISU e do vestibular e analisando-os como um algoritmo de Gale-Shapley, concluiu-se que o matching produzido pelo SISU é mais estável, eficiente e menos manipulável comparativamente ao vestibular. O segundo ensaio estuda como as informações absorvidas pelo estudante sobre suas habilidades, representadas pelas notas antes e após o ingresso, modificam as escolhas ao longo da trajetória acadêmica no ensino superior. Utilizando dados dos ingressantes na Universidade Federal da Bahia entre 2011 a 2013, os resultados indicam que os indivíduos com nota de entrada acima da média e com desempenho acadêmico abaixo da média do curso são mais propensos a evadir. Isto significa que a atualização das informações acerca das habilidades exerce influência na decisão do estudante de alterar suas escolhas.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to study how information and rules related to admission into higher education affect students’ decision-making process before and after entrance. This study is divided in two independent essays. Although they focus on different aspects of the college admission market, both take the admission process as an influence to the student-course matching. The first essay investigates the implications of the replacement of a decentralized college admission system (―Vestibular‖) for a centralized one (―Sistema de Seleção Unificada‖ – SISU) on the students' allocation in Brazilian public higher education institutions. Based on the theoretical contribution of the economic literature and matching mechanisms, the two Brazilian’s admission systems are discussed through the comparison of three ideal characteristics: stability, efficiency and non-manipulability. Applying the Gale-Shapley algorithm to the analysis of ―SISU‖ and ―Vestibular‖, the matching mechanisms of ―SISU‖ were more stable, efficient and less manipulable compared to ―Vestibular‖. The second essay seeks to observe how the information absorbed by the student about his own abilities, represented by his ante and post entrance grades, modify the students’ choices during their academic trajectories. Data from Federal University of Bahia students in the period of 2011-2013 indicates that individuals with entry scores’ above the average of the course and with academic performance below the average of the course are more likely to drop out. These results suggest that student’s performance in the course of choice may have a greater influence than the entry score on the student's decision-making process on dropping out.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de Seleção Unificada (Brasil)pt_BR
dc.subjectEnsino superior - Ingressopt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahia - Ingressopt_BR
dc.subjectSISUpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.titleO mercado de admissão ao ensino superior: teoria e evidências empíricaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCosta, Lilia Carolina Carneiro da-
dc.contributor.refereesTiryaki, Gisele Ferreira-
dc.contributor.refereesMendes, Vinícius de Araújo-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programMestrado em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia aplicadapt_BR
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